No dia 02 de dezembro, o PT realizará as eleições diretas para as novas direções municipais, estaduais e nacional do partido. O presidente do PT/RO, Tácito Pereira, comenta que há um grande movimento de todos os 7.000 filiados aptos a votarem no Processo de Eleição Direta (PED) em Rondônia.
Dia 09 de outubro, encerram-se o prazo para as inscrições de chapa e candidatos para a disputa do PED. De acordo com Tácito Pereira, que visitou todos os diretórios municipais, é muito grande o interesse e a vontade de participar da militância.
O presidente do PT/RO trabalha para que a unidade seja mantida, pois de acordo com Tácito Pereira, quem ganha é o partido. "Nosso objetivo daqui para frente é ter um crescimento político e eleitoral, avançando no fortalecimento do PT, ajudando no desenvolvimento dos movimentos sociais e defendendo o Governo Lula", declara o dirigente.
"O PT precisa sair fortalecido e unido do PED, para aumentar o numero de vereadores e prefeitos em 2008" reforça Tácito. No que se refere à disputa do Diretório Estadual, o atual presidente do PT/RO declara que, a conjuntura o tornou candidato, não por vontade própria, mas por representar a vontade de muitos militantes da base do partido. Destaca ainda, que a existência de outros candidatos é justa e legitima, porem todos continuam a trabalhar pela unidade.