O coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, deputado federal Silas Câmara, é um dos 65 parlamentares que compõem a lista encaminhada pela Polícia Federal à Presidência da Câmara dos Deputados para serem investigados por envolvimento no esquema de fraudar a compra de ambulâncias para municípios pobres.
*O Ministério Público Federal quer investigar os deputados e o líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB), porque eles são autores de emendas ao Orçamento da união que destinam recursos para a aquisição de ambulâncias.
*Operação
*A Operação Sanguessuga, deflagrada pela Polícia Federal na semana passada, prendeu na quinta-feira (04/5) 46 pessoas em vários estados, dentre elas os ex-deputados Ronivon Santiago (AC) e Carlos Bispo Rodrigues (RJ).
*A organização criminosa é especializada em fraudes em licitações na área de saúde e agia desde o ano de 2001. Segundo as investigações conduzidas até agora pela Polícia Federal, a quadrilha negociou o fornecimento de mais de mil ambulâncias em todo o país.
*A Procuradoria-Geral da República (PGR), o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Câmara dos Deputados não divulgaram oficialmente os nomes dos "suspeitos", porque o processo corre em segredo de Justiça. Mas 50 dos 65 parlamentares que apresentaram emendas para comprar ambulâncias e UTIs móveis e foram incluídos na lista da PF tiveram seus nomes divulgados na coluna do jornalista Cláudio Humberto.