Ao amanhecer desta quinta-feira, 26.12, a polícia militar, em conjunto com vários órgãos, deflagrou a Operação SUFOCARE – MORAR MELHOR. A operação em tela consiste no início da implementação do Programa Estadual Pacto Pela Vida – Moradia Segura, que consiste em ações intersetoriais e orquestradas com a finalidade de combater a criminalidade na cidade de Porto Velho, desarticulando as facções criminosas.
O programa supracitado tem como objetivo atuação específica nas Habitações de Interesse Social – HIS, principalmente naquelas onde se tem atuação de faccionados, submetendo a comunidade local ao “modo de vida” ditado por eles. Nessa linha, o início se deu no Residencial Morar Melhor, localizado na zona sul da capital, local já conhecido pela ocorrência de crimes violentos ligados ao Primeiro Comando da Capital – PCC.
Para além da atuação policial militar, o programa prevê e implementação de políticas públicas voltadas a suprir as necessidades da população beneficiada pelo empreendimento, de forma a promover condições reais de moradia adequada.
A atuação conjunta de outros atores sociais com a polícia militar se ancora na filosofia de polícia comunitária, que nos traz a compreensão da segurança pública a partir das análises de várias outras determinantes sociais que não estão, ao menos diretamente, ligadas à atuação do policial militar na ponta da linha (educação, empregabilidade e etc.). Com apoio da SEAS, MP, Defensoria Pública, POLITEC, CAERD, ENERGISA, CASA CIVIL, SESDEC, Polícia Penal, Conselhos Tutelares, Corpo de Bombeiros, prefeitura municipal, CEF, autoridades legislativas, dentre outros, espera-se a construção de estratégias com validade social, que visam a garantia da qualidade de vida para a comunidade do Residencial Morar Melhor e adjacências.