ONDE ESTÃO?: Governo Federal indica que quase 2 mil pessoas desapareceram em RO

Ministério da Justiça aponta que homens são as principais vítimas e que mais de 400 pessoas desapareceram somente nos primeiros meses de 2024

ONDE ESTÃO?: Governo Federal indica que quase 2 mil pessoas desapareceram em RO

Foto: freepik

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quase 2 mil pessoas desapareceram em Rondônia entre 2022 e maio de 2024, conforme dados da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os homens são os principais afetados.
 
O Ministério da Justiça e Segurança Pública registrou o desaparecimento de 1.978 pessoas em Rondônia em menos de três anos, uma média de 2 desaparecimentos por dia. Os dados são os seguintes:
 
- 2022: 736 desaparecimentos
- 2023: 817 desaparecimentos
- 2024 (até maio): 425 desaparecimentos
 
Os homens compõem a maioria das vítimas, com mais de 1,2 mil desaparecimentos entre 2022 e maio de 2024, enquanto o número de mulheres desaparecidas foi de 692.
 
A maior parte dos desaparecidos são jovens acima de 18 anos, totalizando mais de 1,3 mil casos. Crianças e adolescentes (0 a 17 anos) correspondem a 26,85% dos desaparecimentos, e 3,79% dos casos não tiveram a faixa etária informada.
 
Na região Norte, mais de 11 mil pessoas desapareceram nos últimos três anos, sendo 2022 o ano com maior número de registros: 4.968 pessoas, segundo o Ministério da Justiça.
 
As principais fontes de dados sobre desaparecidos no Brasil atualmente são o Sinesp-VDE e o Relatório Estatístico das Autoridades Centrais. O Sinesp-VDE é um painel estatístico produzido pela Diretoria de Gestão e Integração de Informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
 
Entre 2022 e maio de 2024, apenas 67 pessoas desaparecidas foram localizadas em Rondônia:
 
- 2022: 8 pessoas localizadas
- 2023: 37 pessoas localizadas
- 2024 (até maio): 22 pessoas localizadas
 
 
Ossada
 
No início de 2024, exames laboratoriais confirmaram que uma ossada encontrada em Vilhena em setembro de 2023 pertencia à jovem Joice Barros de Oliveira, desaparecida há mais de 10 anos após sair para uma festa de casamento. 
 
O caso, antes tratado como desaparecimento, deve ser reaberto como homicídio, pois uma corda encontrada junto aos ossos indica que ela foi amarrada.
 
A ossada foi encontrada no bairro Cidade Verde II, em Vilhena, por um morador que escavava para iniciar uma obra. Quando Joice desapareceu, o local era apenas um matagal. Joice tinha 18 anos quando desapareceu em 18 de dezembro de 2013.
 
 
Dados
 
A Polícia Civil de Rondônia informou que não possui informações precisas para divulgação oficial sobre casos recentes de desaparecimentos. Destacou também que muitos comunicantes não retornam à delegacia para informar o retorno dos desaparecidos.
 
"Reiteramos a importância de que familiares e responsáveis comuniquem prontamente qualquer informação relevante às autoridades policiais, garantindo o adequado encerramento dos procedimentos investigativos e a segurança das pessoas envolvidas", explicou a polícia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS