Porém, haverá controle de velocidade para evitar acidentes; secretário grava vídeo para combater notícias falsas nas redes sociais
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Depois de uma enxurrada de notícias falsas (fake News) em grupos de WhatsApp, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), por meio do seu titular Anderson Pereira, divulgou um vídeo que foi definida a flexibilização do avanço do sinal vermelho aos motoristas na madrugada em locais que haja monitoramento por radares.
A flexibilização será das 23 às 05h da manhã. Mas, é preciso atenção dos condutores e respeitar os limites de velocidade no local, antes de fazer a travessia do cruzamento.
O motivo dos esclarecimentos são informações sobre a instalação de câmeras/radares de monitoramento em 15 semáforos em cruzamentos de grande movimento em Porto Velho.
A medida atende determinação do Governo Federal, que quer diminuir as infrações e trazer mais segurança aos motoristas e pedestres.
Instalação
Antes do início do funcionamento do monitoramento nesses cruzamentos, a Semtran vai fazer a sinalização dos cruzamentos e também colocar equipes de educação de trânsito para atuação nesses locais, para orientar os condutores em um período de adaptação antes do funcionamento das câmeras.
“Em razão desse trabalho, a população passou a questionar se as câmeras funcionarão durante a madrugada. Em razão disso, fizemos um estudo e respeitando o que já decidiu o Superior Tribunal de Justiça (STJ), informamos à população da capital que o avanço do sinal vermelho será permitido na madrugada, das 23h às 5 da manhã, mas o condutor precisará observar a velocidade da via, reduzindo para verificar se pode fazer a travessia do cruzamento em segurança. Ou seja, não pode passar em alta velocidade, de qualquer jeito e sem nenhuma precaução, pois o risco de acidentes graves dessa forma é enorme. Recomendamos prudência e atenção”, reforçou o titular da Semtran, Anderson Pereira.
Ainda segundo Anderson, “vamos flexibilizar, mas não vai poder passar acima da velocidade e precisa olhar pros dois lados antes de avançar o cruzamento. A medida visa, além de proteger o motorista de acidentes, também prevenir ações de criminosos nesse horário, já que carros parados em semáforos na madrugada podem ser alvo de bandidos”.
Semtran garante que haverá período de orientação e conscientização de motoristas antes de multas - Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho
Pontos
Serão instaladas câmeras em 15 semáforos em cruzamentos onde ocorrem acidentes e outras infrações de trânsito com frequência. Os locais foram escolhidos de acordo com dados estatísticos do Detran.
1 – Avenida Pinheiro Machado com Avenida Presidente Dutra
2 – Avenida Duque de Caxias com Avenida Marechal Deodoro
3 – Avenida Abunã com Rua Brasília
4 – Avenida Sete de Setembro com Rua Rafael Vaz e Silva
5 – Avenida Governador Jorge Teixeira com Avenida Amazonas
6 – Avenida Governador Jorge Teixeira com Avenida Raimundo Cantuária
7 – Avenida Guaporé com Avenida Amazonas
8 – Avenida Raimundo Cantuária com Rua Buenos Aires
9 – Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida Rio de Janeiro
10 – Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida José Vieira Caúla
11 -Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida Calama
12 – Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida Imigrantes
13 – Avenida Amazonas com Avenida Mamoré
14 - Avenida Mamoré com Avenida Rio de Janeiro
15 -Avenida Campos Sales com Avenida Jatuarana
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!