Fórum de Segurança Pública aponta que 22 facções estão presentes na região e Rondônia é o quarto estado mais violento do Norte
Foto: Pedro Lopes/Record TV
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A região da Amazônia tem emergido como um dos centros principais da atuação do crime organizado no Brasil, conforme indicado por uma pesquisa recente. O relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública na última quinta-feira revela que pelo menos 22 facções, incluindo o Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV) e organizações estrangeiras, competem pelo controle de rotas nos estados da região.
Em decorrência desse cenário, a taxa de mortes violentas intencionais (MVI) atingiu 33,8 por cada 100 mil habitantes no último ano, superando em 45% a média nacional. Essas disputas entre facções afetam aproximadamente um terço da população amazônica (31,1%), intensificando a sensação de insegurança entre os residentes.
O resultado prático disso é sentido na pele pelos rondonienses: o estado é o quarto mais violento da Região Norte, ficando atrás apenas de 34,4 mortes por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas do Amapá (50,6), Amazonas (38,8) e Pará (36,9).
Mais detalhes
Diante desse panorama, comunidades indígenas têm adotado medidas como o uso de drones para proteger seus territórios. Além disso, a disseminação da violência contribui para o aumento de crimes ambientais, como desmatamento e queimadas, que atingiram níveis recordes no Amazonas em outubro.
O relatório destaca que, atualmente, entre as pelo menos 22 facções atuantes na Amazônia, há a presença de organizações estrangeiras, como as frentes Carolina Ramirez e Acácio Medina, dissidências das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
Todos os estados da Amazônia Legal tem disputas envolvendo grupos criminosos - Infográfico/Estadão
Mesmo com essa "internacionalização", apenas o Comando Vermelho, considerado dominante na região, e o PCC, reconhecido como a maior organização criminosa do país, estão presentes em todos os estados.
O relatório destaca que “grupos locais que antes atuavam em estados no Norte passaram a integrar o PCC em São Paulo ou o Comando Vermelho no Rio, estabelecendo alianças que têm origem no sistema prisional”.
*Com informações do Estadão – O Estado de São Paulo
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!