OCORRÊNCIAS: PRF apreende cinco armas de fogo, mais de 100 munições e recupera veículo

Ocorrências aconteceram no estado durante a última semana

OCORRÊNCIAS: PRF apreende cinco armas de fogo, mais de 100 munições e recupera veículo

Foto: Assessoria

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, durante a última semana, realizando atividades de fiscalização de trânsito e de prevenção e combate a crimes transfronteiriços, apreendeu cinco armas de fogo, uma faca, 108 munições de diversos calibres e quatro carregadores.
 
 
A primeira ocorrência aconteceu na última quarta-feira (10), na BR 364, Km 352, no município de Ji-Paraná/RO. Foi dada ordem de parada a um veículo TOYOTA/Hilux, de cor preta, por estar com o para-brisa trincado em área de visibilidade do condutor. Além disso, constatou-se que o motorista, de 42 anos, estava com a habilitação cassada, caracterizando-se mais uma infração administrativa. Questionado se havia algum armamento no interior do automóvel, a resposta foi positiva. Perguntado acerca dos documentos necessários para o deslocamento, o homem não os possuía. Ao todo, uma pistola GLOCK cal. 9mm (pronta para uso), 82 munições e três carregadores foram apreendidos.
 
 
A segunda situação ocorreu na última sexta-feira (12), também na BR 364, próximo ao Km 517, em Ariquemes/RO. Nossos policias abordaram uma combinação de veículos de carga formada por um caminhão-trator VOLVO/FH 540, de cor prata, um reboque e dois semirreboques, totalizando uma combinação composta por quatro unidades.
 
 
Por se tratar de um local ermo e escuro, visando a segurança da equipe policial e do condutor, foi solicitado que abordado desembarcasse do veículo. Nesse momento, foi possível perceber que o homem, de 30 anos, apresentava sinais de confusão mental e falta de equilíbrio, além de olhos vermelhos, inquietação e voz embaraçada. Ao ser questionado do motivo de estar trafegando por rota totalmente desconexa para o destino declarado, o rapaz não soube responder.
 
 
Diante das respostas vagas e imprecisas para perguntas simples e, também, de sua condição psicomotora alterada, os policiais procederam às buscas.
No interior da cabine, os agentes encontraram uma pistola TAUROS cal. 9mm municiada com 15 munições, uma faca e dois invólucros contento, aproximadamente, 2,6 gramas de cocaína. Indagado se havia feito uso da substância ilícita, o infrator confirmou o consumo.
 
 
Ao criminoso, foi dada voz de prisão pelos crimes de: porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, por trafegar com armamento municiado de modo contrário à legislação vigente; conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência; e porte de drogas para consumo pessoal.
 
 
O terceiro flagrante foi no último sábado, dia 13, na BR 364, Km 693, no município de Candeias do Jamari/RO. Os policiais deram sinal de parada a um automóvel GM/Kadett GLS, de cor prata, com dois ocupantes em seu interior. Após a abordagem, prestes a darem início aos procedimentos de fiscalização de equipamentos obrigatórios e de segurança do veículo, o condutor informou à equipe que havia armas e munições no banco traseiro. Após conferência, duas espingardas, modelos CBC 651 e ROSSI, além de 19 munições intactas cal. 20 e uma munição deflagrada foram apreendidas. Os infratores, de 39 e 44 anos,
não possuíam os registros dos armamentos e os demais documentos necessários para o porte.
 
 
Já na data de ontem (15), na BR 425, Km 117, em Guajará-Mirim/RO, um veículo MMC/Triton Sport, de cor branca, trafegava pelo sentido crescente da rodovia, quando passou rapidamente e de forma brusca por uma lombada. Por conta disso, foi ordenada a parada do automóvel.
 
 
O condutor, de 47 anos, desembarcou rapidamente e foi em direção aos policias, demonstrando atitude de nervosismo. Solicitado os documentos, afirmou estar sem nenhum, e disse que pegou o carro emprestado de seu patrão em um sítio localizado em Nova Mamoré/RO.
 
 
No decorrer dos procedimentos de consulta, o abordado tentou adentrar ao veículo alegando que pegaria algo, mas foi impedido por nossos agentes, momento em que a equipe teve retorno do sistema de que automóvel se encontrava com restrição de roubo/furto.
 
 
Durante a busca veicular, os PRFs encontraram um revólver TAURUS cal. 38 com uma munição, dois aparelhos celulares e o documento da vítima que registrou o crime.
 
 
Diante dos fatos, o criminoso foi preso, a princípio, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e receptação.
 
 
Por fim, todos os armamentos, munições, acessórios e demais itens apreendidos durante as ocorrências descritas foram encaminhados às respectivas Polícias Judiciárias para futura destinação.
 
 
Os cinco criminosos foram conduzidos às autoridades policiais, permanecendo à disposição do Poder Judiciário. O veículo recuperado pela PRF foi restituído à vítima.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS