Delegados afirmam que muitas vezes os crimes ocorrem por falta de atenção dos proprietários
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Polícia Civil de Rondônia, através da Delegacia Especializada em Repressão à Furtos e Roubos de Veículos Automotores – DERFRVA, por seu Delegado Titular Alessandro Morey e Adjunto Leonardo Magela, vem à publico alertar acerca da grande incidência de casos de crimes de furtos de veículos praticados através do acionamento de “dispositivos de controle eletrônico”, conhecidos por Chapolin, ou seja, qualquer controle remoto de portão eletrônico.
Nesse cenário, os infratores se aproveitam do “descuido” das vítimas que ao acionarem o travamento eletrônico das portas de seus veículos não tomam o devido cuidado em conferir se realmente seu veículo travou as portas e, por sua vez, o acionamento do alarme “sonoro”.
Daí os infratores adentram nos veículos e subtraem os pertences que ali se encontram, ou então, aproveitando-se de outro “descuido costumeiro” da maioria das vítimas (para não dizer 99% dos casos de furtos de veículos) subtraem o próprio veículo fazendo uso da “chave reserva”, pois as desafortunadas deixam a chave reserva no interior do porta-luvas, junto com Manual do Veículo.
Como exemplo, podemos citar que na última quinta-feira (01/08/), por volta das 12hs, um veículo HB-20 (zero) foi subtraído nas proximidades da DETRAN/RO, nesta Capital, enquanto aguardava para ser emplacado. O furto do veículo foi feito usando a chave reserva que se encontrava no seu interior.
Outro exemplo, acontecido há aproximadamente 30 dias, quando uma caminhonete S-10, ano e modelo 2018/2019 foi subtraída do estacionamento do shopping, nesta, tudo porque a vítima acabou deixando a chave reserva do veículo no interior do porta-luvas, juntamente com o Manual do Proprietário.
Nos anos de 2016/2017 e 2018, através de vários trabalhos investigatórios e operações policiais realizadas (à exemplo das diligências que desencadearam na chamada “Operação Clone” e outras), que, por sua vez, culminaram com várias prisões de infratores, a Delegacia Especializada conseguiu reduzir os números de furtos de veículos praticados através dos chamados Chapolins. No entanto, agora verifica-se novamente grande incidência de tais crimes que acabam por acontecer em razão de parcela de “descuido” das vítimas.
Esclarecem os Delegados que, em grande parte dos casos acontecidos nos anos anteriores, os veículos subtraídos eram adulterados (supressão e/ou remarcação da numeração dos vidros e substituição das placas por outras de veículos com as mesmas características de ano, modelo, cor e marca, transformando-os em Clone ou Dublê) e, por sua vez, eram comercializados como se fossem “Finan”, ou então, transportados à Bolívia servindo como “moeda de troca” por entorpecentes.
Controles de portão são usados para destravar portas dos carros durante roubos
Os Delegados de Polícia dão algumas dicas de segurança à população e proprietários de veículos para evitar furtos ou roubos de veículos automotores, que são:
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!