A Polícia Civil desvendou o crime ocorrido na noite do dia 23 de março, quando a Escola Risoleta Neves, localizada na Rua José Amador dos Reis, bairro JK, foi furtada e incendiada por desconhecidos. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados pela população.
Tão logo o fato chegou ao conhecimento da 8ª Delegacia de Polícia Civil, o delegado Tadeu Bancalari, determinou que fosse composta uma força-tarefa para esclarecer o caso. Após diversas diligências os autores dos crimes foram identificados e presos e bens recuperados.
Durantes as investigações, apurou-se o envolvimento de menores, e, diante do fato a 8ª DP e a Delegacia Especializada em Apuração aos Atos Infracionais (DEAAI), em conjunto deram continuidade aos trabalhos.
Na manhã de quarta-feira, em apenas 17 dias de investigações, os menores infratores foram localizados, assim como recuperados tosos os bens furtados.
Os adolescentes confessar tudo à delegada Alessandra Paraguaçu, titular da DEAAI, inclusive o incêndio na escola.
Como não havia flagrante e por se tratar de menores (inimputáveis), após serem ouvidos foram entregues aos responsáveis mediante compromisso de apresentá-los às autoridades durante a instrução processual.