Buritis - A Operação Pirita desencadeada pela SESDEC no início da manhã desta sexta-feira, 28/09, na cidade de Buritis, resultou na prisão de dez pessoas, sendo oito em virtude de mandados de prisão preventiva e duas em decorrência de prisão em flagrante delito, por posse irregular de armas de fogo e munição.
Durante a operação foi elucidado o crime de homicídio ocorrido no dia anterior, 27/09, que vitimou Jean Henrique dos Santos, propiciando a prisão do assassino, que acabou confessando o delito praticado.
Veículos
Em cumprimento aos mandados de busca e apreensão foram apreendidos nove veículos, sendo uma pick-up Strada e oito motocicletas, que eram utilizados para a prática do crime de tráfico de entorpecentes, homicídios e outros delitos na região.
Armas de Fogo
Três armas de fogo foram apreendias, sendo uma espingarda calibre 28, uma garrucha calibre 22 e um revólver calibre 38, com várias munições.
Drogas
Uma pequena quantidade de droga também foi apreendida, aproximadamente 16 gramas de crack, que estavam escondidas numa geladeira quebrada. Também foram apreendidos uma balança de precisão e alguns utensílios domésticos, como liquidificador, que eram utilizados para o preparo da droga.
Objetos Diversos
Jóias, certa quantidade de dinheiro em espécie, com notas miúdas, característico do crime de tráfico de entorpecentes, três celulares, entre outros objetos, também foram recolhidos nos locais de crimes e apresentados na UNISP de Buritis.
A Operação Pirita foi acompanhada pessoalmente pelo Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Delegado Marcelo Bessa, que esteve na cidade de Buritis nesta sexta-feira, juntamente com o Diretor Executivo da Polícia Civil, Delegado Osmar Casa, e do Coordenador Regional de Policiamento II, Coronel PM Bittencourt, sendo recebidos pelo Comandante do 7º Batalhão, Tenente Coronel PM Ênedy e pelo Delegado de Buritis, Lucas.
Dentro da ação Governo Perto de Você que está sendo realizada no município de Buritis, a operação Pirita é a contribuição da Secretaria de Segurança Pública, Defesa e Cidadania para a população daquela região, combatendo diretamente o tráfico de drogas e as suas conseqüências, levando mais paz e tranqüilidade para toda a comunidade, declarou Marcelo Bessa, Secretário de Segurança.
A Operação Pirita é uma demonstração do esforço da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania para diminuir os índices de criminalidade e violência na região de Buritis, sendo empregado ao todo 67 policiais, 15 viaturas caminhonetas, um helicóptero e um cão farejador.
PIRITA
Existe em nossa natureza um minério denominado Pirita (FeS2), detentor de brilho característico, que é costumeiramente confundido com o valoroso minério de ouro razão pela qual recebeu a alcunha de Ouro dos Tolos.
Historiadores relatam que, em tempos passados (meados do século XIX), malfeitores semeavam pirita em terrenos e imóveis rurais, no diapasão de vendê-los a bom preço, ludibriando os tolos. Muitos mataram ou foram mortos em razão da pirita, estarrecidos pela ilusão de postarem-se diante minas de ouro.
Apesar do transcurso temporal, o ser humano não aprendeu sua lição e, infelizmente, permanece trocando ouro por pirita. Não raro nos deparamos com indivíduos que ingressam no mundo criminoso, abnegando valores sociais e convicções morais, motivados única e exclusivamente pelos devaneios de riqueza oriundos do brilho falso que reveste certas condutas criminosas.
O tráfico ilícito de entorpecentes é o verdadeiro Ouro dos Tolos da sociedade hodierna. Seus agentes, cegos pela ilusão de prosperidade e pelos desejos passageiros de status social, atuam em total arrepio às legislações vigentes e em completa afronta aos princípios intrínsecos às sociedades democráticas de direito, ceifando diariamente vidas inocentes.
A comercialização de drogas é responsável por uma gama de condutas criminosas que assolam as comunidades vítimas de tais infratores. Fomenta furtos, roubos e diversos outros delitos, além de tornar um incontável número de jovens escravos do vício provocado pelas drogas.