Quatro menores que cumprem pena sócio educativa na Unidade de Internação do Menor Sentenciado, localizada na avenida Rio de Janeiro, bairro Lagoa em Porto Velho, agrediram sócio educadores que estavam de plantão nesta última terça-feira (19).
Segundo informações, os menores estavam armados com “chuchos”, arma branca produzida artesanalmente por detentos, e agrediram de forma física e verbal os servidores da unidade.
Nada a comemorar
A triste coincidência é que nesta última terça-feira (19) foi justamente o dia em que se comemorava o dia do sócio educador, no entanto, na capital além das agressões sofridas os trabalhadores dessa área que se arriscam diariamente lidando com vários menores infratores de índole agressiva não receberam sequer uma visita ou qualquer homenagem por parte da Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei.
Ao contrário, o que vários funcionários relatam é uma total falta de atenção aos sócioeducadores que estão dentro das unidades por parte da coordenadoria através de seu diretor ou até mesmo pelos representantes dos núcleos psicossociais.
“Já chegou a hora do governo de Rondônia passar a olhar com mais carinho para essa classe que vem há vários anos sofrendo com o abandono de suas esferas maiores, colocamos nossas vidas em riscos e até mesmo no dia em que se comemora nossa profissão somos vitimas de agressão e abandono”, disse um sócioeducador que pro medo de ser perseguido preferiu não se identificar.