A recente onda de pedofilia que vem tomando conta das cidades brasileiras, parece ter atingido em cheio a cidade de Porto Velho. Apenas nesta última quarta-feira (1), a polícia registrou dez ocorrências em que as vitimas eram menores de idade. Em praticamente todas as denuncias, as crianças relatam abusos sexuais e maus tratos vindo principalmente de familiares dos menores.
Caso 1 - Na zona Rural de Porto Velho, três homens foram presos, acusados de abusarem sexualmente de um menino de nove anos, entre os acusados está o pai do garoto, que de acordo com denúncias, obrigava a criança a consumir drogas, além de bater na criança. Quando conselheiros tutelares chegaram ao local, o menino estava sujo e aparentando sofrer com escassez de alimentação.
Caso 2 - Já na zona Leste de Porto Velho, um homem de 27 anos de idade, foi preso após ser denunciado por abusar sexualmente de sua irmã de 13 anos. Segundo informações policiais o fato acontecia há dois dias seguidos.
Caso 3 - Ainda na zona Leste da capital, um homem de 35 anos, foi preso acusado de manter relações sexuais há mais três meses com suas duas filhas de 16 e 12 anos de idade. As crianças moravam apenas com o pai devido a morte da mãe delas, os familiares alegaram não ter conhecimento do caso.
Caso 4 - Na zona Norte da capital, policiais prenderam um padrasto acusado de violentar a própria enteada de 12 anos de idade, com a conivência da própria mãe da menor. Também na zona Norte, um casal foi preso acusado de abusar sexualmente de três menores de idade, as crianças informaram que era comum o casal praticar atos sexuais na presença deles.
Caso 5 - Na mesma data, um pai foi preso na zona Leste, acusado de abusar de sua filha de apenas quatro anos, a mãe da criança também foi detida como suspeita do abuso. De acordo com relatos os dois bebiam constantemente na frente da criança.
Caso 6 - Na zona Sul, foi preso um homem acusado de praticar relações sexuais com sua enteada de apenas 14 anos. A menor afirmou que a própria mãe sempre negligenciou a situação. Voltando há zona Leste, um casal foi preso acusado de abusarem de todos seus cinco filhos, sendo que com duas meninas o próprio pai mantinha relações sexuais com as filhas.
Caso 7 - No Centro de Porto Velho, outro casal foi preso acusado de abusarem de seus dois filhos, além de fazer as crianças irem comprar droga para a mãe.
Caso 8 - Um também foi preso acusado de estuprar uma menor que estava sob efeito de remedios, na zona Norte da cidade.
Ressaltando o fato de que todos esses crimes aconteceram em apenas um dia na capital de Rondônia, e se faz necessário urgentemente uma política de combate à pedofilia.
Entre os casos recentes de pedofilia em Porto Velho, o mais polêmico é o que envolve o vereador e terceiro secretário da Câmara Municipal, Chico Caçula, condenado a seis anos de cadeia por estuprar uma criança de 13 anos. Por incrível que pareça ele ainda permanece na cadeira de vereador.
Em Rondônia, o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa, Valter Araújo, coordena uma campanha de combate à pedofilia que incentiva a população á denunciarem esses casos para á polícia.
O número do Disk-Denuncia é 100, a ligação é grátis e não é necessário se identificar.