A ASSFAPOM recebeu diversas denúncias em relação a constrangimentos sofridos por praças, onde os mesmos estão sendo submetidos a situações vexatórias e humilhantes.
1º Conforme relatos dos policias, os quais não quiseram se identificar, com medo de represarias, há duas semanas aproximadamente, após o sumiço da chave da recepção do Comandante do 1°BPM/RO, foi fabricado um chaveiro de madeira, com cerca de 30/20 cm, com aproximadamente 300g, para dependurar a chave ora perdida. É lamentável que fatos como estes, que são vistos em épocas de cursos de formações, esteja ocorrendo dentro da Corporação, pois no momento em que o policial encontra-se em total desvalorização pelas Autoridades, vem os próprios comandantes humilhar e oprimir, os mesmos.
2º Outro fato, que ocorreu na data de hoje, foi que o ônibus que faz o deslocamento dos policiais da CIA de Guarda para os Presídios, no caminho, quebrou, fomos informados que esse ônibus encontra-se em péssimas condições de uso e que não é a primeira vez que ocorre essa situação, inclusive conforme relatos, o mesmo veio a perder o freio, mas graças a Deus, não ocorreu o pior. Outro ônibus foi enviado até o local, para o deslocamento. Muitos são os transportes que se encontram sucateados, inclusive viaturas que estão
sendo utilizadas para o atendimento de ocorrências na sociedade.
Diante das denúncias, solicitamos ao Governador Confúcio Moura, Dr. Marcelo Bessa, Ministério Público que tome as medidas cabíveis, e ao Presidente da ALE-RO que abra uma CPI, para apurar as arbitrariedades cometidas na instituição, pois se trata de seres humanos e não estão sendo tratados com tal. “Há todos os policiais militares que se sentirem constrangidos e humilhados, nos envie um e-mail relatando os fatos, para que possamos tomar as medidas cabíveis”. finalizou Jesuino Boabaid presidente da Assfapom.