Oficiais da PM participam de curso de gestão em Polícia Comunitária

Oficiais da PM participam de curso de gestão em Polícia Comunitária

Oficiais da PM participam de curso de gestão em Polícia Comunitária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com intuito de combater a violência social em Rondônia, que vem atingido dimensões que têm preocupado sobremaneira àqueles que fazem o sistema de segurança pública, a Sesdec (Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania), através da Coordenação Estadual de Polícia Comunitária, inciou no dia 29 de julho, o Curso de Gestão de Polícia Comunitária. As palestras acontecem em uma das salas de aulas da Ulbra em Ji-Paraná e também no Comando Geral da Polícia Militar em Porto Velho. O curso se encerra no dia 2 de setembro.
 
Em Ji-Paraná o curso tem a participação de oficiais da Polícia Militar das cidades de Jaru, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena.
 
Segundo a coordenação estadual, a mídia tem revelado como o cotidiano social diferentes e múltiplas faces da violência nas relações institucionais e sociais. Autores que estudam esse fenômeno afirmam ser a violência um fenômeno antigo e heterogêneo, que assume formas e práticas sociais distintas: física, moral, ideológica, sexual, econômica, ecológica etc.
 
Diante da expansão do quadro da violência a população encontra-se aflita, insegura, em verdadeira situação de pânico, reagindo de maneiras diferenciadas chegando a situações extremas como forma de defesa.
 
Dentre essas metas destaca-se a implementação de uma nova modalidade de ação policial, como policiamento comunitário ou interativo, que traz como eixo central medidas preventivas de segurança, que não dispensa a participação da comunidade na discussão e encaminhamentos frente as questões de violências.
 
Desse modo, destaca-se a relevância da capacitação dos profissionais do sistema de segurança pública, como também dos agentes da sociedade civil para a gestão de uma política de segurança comunitária.
 
Conforme o coordenador de recursos humanos da Polícia Militar, Coronel Amoan Itai Garret da Silva, independente de possui o Curso de Polícia Comunitária (Multiplicador e Promotor), o curso tem por objetivo capacitar Oficiais e Delegados que desempenham funções no nível tático, sendo obrigatório a participação dos comandantes de Unidade e Subunidade.
 
Para o comandante do 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar em Ji-Paraná), Tenente Coronel Márcio Ângelo Pinto, esses cursos, tem como objetivo a sensibilização das policiais para a necessidade de sua participação na discussão sobre essa política, como também chamar a atenção do cidadão para sua responsabilidade frente à melhoria da segurança pública. “Este curso serve para nos ajudar a traçar metas viáveis para um policiamento comunitário eficaz e dinâmico”, concluiu.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS