O fato ocorreu na quinta-feira (29), por volta das 20 horas, quando a Central de Operações recebeu uma ligação do proprietário de um hotel da cidade, informando que o hóspede de nome Reneu Grulke, 52 anos, estava gritando em seu quarto e ao perguntar o que estava acontecendo, ele disse que se alguém entrasse no quarto, se mataria. O proprietário observou pela janela que o hóspede estava com duas facas, sendo que uma delas estava no pescoço.
A guarnição da Polícia Militar composta pelos policiais sargento Irineu PM Renaldo e Miqueias , deslocou-se com brevidade até ao local e o convenceu o suicida a não fazer tal ato, evitando assim uma tragédia. Depois de muito diálogo, o hóspede abriu a porta e com as facas em punho, começou novamente a dizer que iria se matar.
Os policiais voltaram a dialogar e notaram que Reneu estava com a síndrome do pânico. Após algumas horas de conversa, o homem se entregou. Foi observado também que o quarto estava com um odor muito forte de substância de entorpecentes. Dentro do quarto foi encontrado à quantia de R$ 915,00 em dinheiro e algumas malas.
Diante do fato, Reneu Grulke, foi entregue na 1ª DP e apresentado para a autoridade de plantão. Na delegacia, RENEU, comentou que se divorciou há quase um ano e seus filhos estavam trabalhando na Espanha, ficando sozinho em Ji-Paraná.
Graças a uma rápida atuação dos policiais militares, tanto da central de operações que agilizaram o despacho da viatura, como os da radiopatrulha, evitaram mais uma tragédia em Ji-Paraná.