Incêndio ocorrido na madrugada desta segunda-feira no centro de Porto Velho, que abrangeu seis pequenos estabelecimentos comerciais na esquina entre as avenidas Sete de Setembro e Marechal Deodoro, gerou prejuízo ainda não calculado à empresas de telefonia e deixou agências bancárias e dos Correios, e empresas de grande porte na capital sem conexão à Internet durante toda a manhã e parte da tarde. Nesse exato momento, técnicos da GVT, Brasil Telecon, Embratel e Via Cabo ainda estão no local trabalhando na substituição de cabos atingidos pelo fogo para solucionar o problema dentro das próximas horas.
Uma média de 100 mil reais é o prejuízo da Embratel, gerado pelo incêndio, na estimativa do técnico de rede da empresa, Antônio João. “Além disso a Embratel terá que ressarcir os valores referentes ao tempo que as empresas-clientes ficaram sem conexão, o que representa prejuízo para ambos os lados”, acrescentou o técnico.
O impacto do incêndio atingiu as agências bancárias da Caixa Econômica Federa, do Banco do Brasil e dos Correios localizadas na avenida Nações Unidas e também grandes empresas da capital. “Várias empresas ligaram reclamando que ficaram sem conexão à Internet, entre elas, a Vivo Celular, Enternet, Parintins Veículos, Bancob e a Central Motos”, informou João.
A empresa GVT que trabalha com pessoa física, constatou que 100 de seus clientes ficaram sem o serviço de Internet, nas remediações do local do incêndio. “O fogo atingiu um cabo que já foi substituído. O problema já foi solucionado por volta das 16 horas”, garantiu o técnico de acessos da GVT, Geraldo Pinheiro.