No final de semana, Porto Velho assistiu a Operação Ferrolho, que percorreu todos os bairros e, principalmente, as áreas onde estão concentrados os maiores índices de criminalidade. O resultado da operação foi satisfatório no que diz respeito ao combate ao crime e positivo para a integração entre os órgãos responsáveis pela segurança pública.
A Operação Ferrolho abordou 1.645 pessoas, 68 estabelecimentos, 193 automóveis, 44 coletivos, 140 motos e 93 bicicletas. Em razão dessas abordagens, quatro pessoas foram autuadas em flagrante delito, 15 estabelecimentos foram fechados, sete estabelecimentos foram notificados por irregularidades, duas pessoas foram notificadas por infração no trânsito e uma CNH foi apreendida. Drogas do tipo maconha, cocaína e mela também foram apreendidas.
A ação policial reuniu diversas autoridades do setor, o coordenador da Sesdec, Cezzar Pizzano (
foto), afirmou que a operação foi bem planejada antes de sua execução. "Empenhamos 206 servidores da segurança na operação", ressaltou o coordenador, que acompanhou de perto a operação por determinação do secretário de Segurança, tenente-coronel Evilásio Sena. Na ocasião, o secretário participava de um evento promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), no Rio de Janeiro.
De acordo com o coordenador, participaram da operação 11 oficiais da Polícia Militar, dois oficiais do Corpo de Bombeiro Militar, 11 delegados, 84 PMs, 20 BMs, 47 PCs, 13 Policiais Rodoviários Federais e 17 servidores judiciários. Para a Operação Ferrolho foram disponibilizados pelo Governo do Estado 71 viaturas.
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), aposta na integração das polícias e para isso tem investido pesado na segurança pública, exemplo disso, foi a instalação do CIOP (Centro Integrado de Operações Policiais) na capital, que em razão de seu sucesso será implantado, em breve, em Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena. Ações como reaparelhamento, qualificação profissional, aquisição de coletes a prova de bala, armas e munições, contratação de servidores e outras diversas têm sido desenvolvidas para oferecer garantias de bem-estar à população.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Polícia recupera motos roubadas que seriam levadas para incorporar frota Boliviana
*
Falso seqüestro mobiliza agentes da civil e viaturas na Capital; falsa vítima alega que foi solta porque seqüestradores foram com a cara dela