MANAUS - O corregedor da Polícia Militar (PM) do Amazonas, major Euler Cordeiro, disse, ontem, que a Corregedoria investiga 17 assassinatos cometidos por policiais militares, 15 em 2006 e dois em 2007. Sete deles foram praticados durante o serviço.
*Ontem, foi instaurado inquérito policial militar (IPM) para investigar a atuação dos quatro policiais militares Everton Silva Paulo, Josiney Nunes Moraes, Ilkeiton Ribeiro Araújo e Jefferson Virgílio Lima, todos do 2º Batalhão de Choque da PM. No último sábado, na rua 4, bairro Puraquequara, zona Leste de Manaus, eles mataram com seis tiros o ajudante de pedreiro André Melo Pinheiro, 21 anos, o ‘Sorriso’.
*Cordeiro considerou excessiva a ação dos quatro policiais do 2º Batalhão. O inquérito interno, acrescentou ele, vai tramitar no órgão com prioridade e tem 40 dias para apresentar um resultado. Ele disse também que, no último domingo, os soldados PM Everton, Josiney, Ilkeiton e Jefferson foram afastados do serviço. As armas deles foram entregues para a Perícia Técnica da Polícia Civil. Everton atua na PM há seis anos, Ilkeiton há cinco, Josiney está na corporação há três anos e Jéferson, o novato, entrou na PM há dois anos.