Depois de mais de um mês considerado foragido da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, o assaltante Francirley Moraes Guimarães, 22, apelidado de Romário, foi preso ao trocar tiros com policiais. Ele é o segundo comparsa do assaltante e fugitivo Márcio Pereira da Silva, o Ratinho, a ser preso em uma semana.
*O primeiro foi Talison Sales da Silva, preso poucas horas depois do assalto a um empresário da avenida Ataíde Teive, no bairro Tancredo Neves, de onde foi roubado um cofre e um pick-up Hilux do empresário.
*Depois de preso, Romário levou os agentes até a casa de um amigo onde já tinha enterrado a arma que usou para atirar contra os policiais. Conduzido ao 4º Distrito, acabou autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma e responderia ainda por resistência à prisão. Ao ser interrogado, o bandido confessou participação em pelo menos oito assaltos.
*O último caso foi o do empresário atacado dentro de casa no bairro Tancredo Neves, no domingo, 17, de onde foi roubado um cofre com cerca de R$ 34 mil em dinheiro e vale-alimentação. Romário confirmou que Ratinho era o líder do trio que entrou na casa do empresário e revelou que depois do roubo do cofre “deu cano” nele e no outro comparsa.
*Romário confessou ainda o assalto na granja do empresário João Galinha e o de um cambista da cidade de Bonfim, de quem foi roubado cerca de R$ 15 mil que foram divididos em partes iguais para os três. Revelou também ter tomado cinco motos em assaltos em Boa Vista. Todas teriam sido levadas para a Guiana para serem vendidas ou negociadas por droga e armas.
*PRISÃO – Segundo informação do delegado Uziel de Castro, do Dopes (Departamento de Operações Especiais), a prisão ocorreu 24 horas depois que ele foi visto em um telefone púbico e conseguiu fugir dos policiais ao efetuar três tiros contra a equipe de agentes do 4º Distrito. O fugitivo entrou em um matagal e se escondeu.
*Quarta-feira à noite os policiais receberam a informação que o assaltante estava em uma casa no bairro Silvio Leite e foi montada uma equipe com policiais do Dopes, 3º e 4º Distritos, DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecente), Dicap (Divisão de Capturas) e uma guarnição da Força Tática. Os policiais foram para a residência onde o bandido estava e ele recebeu a equipe com tiros. Em seguida saiu correndo pulando alguns muros de residências. Os policiais revidaram os tiros, mas nenhum acertou o fugitivo.
*Na tentativa de fugir mais uma vez, Romário pulou muros de residências até chegar a uma com cerca elétrica. Mesmo assim o bandido não se rendeu e ultrapassou o bloqueio ficando com queimaduras no peito em conseqüência do choque que tomou. Ele entrou em uma residência sem que os moradores o vissem e se escondeu no banheiro. Duas horas depois foi preso ao ser denunciado anonimamente.
*NOVOS ASSALTOS – Romário revelou aos policiais que três novos assaltos já estavam planejados e seriam executados nos próximos dias. Conforme ele, os alvos eram os supermercados BC, do bairro Raiar do Sol, e Goiana, do bairro Caranã, e também a joalheria Requinte. Ele informou detalhes que agora estão sendo investigados pelos agentes.
*PERIGOSO – Conforme os policiais, Romário é considerado de alta periculosidade e está sendo investigado se tem participação em assaltos cujas vítimas relataram que um dos bandidos não falava português. De acordo com o bandido, ele morou oito anos na Guiana, onde sua mãe mora atualmente e fala inglês, francês, holandês e o dialeto do Suriname.
*Ontem à tarde, depois de fazer exame de corpo delito no Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), Romário foi levado de volta para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.