*A casa de bingo Rio Branco, que estava funcionando desde março deste ano na esquina das avenidas Venezuela com Via das Flores, ao lado do viaduto, teve as portas lacradas na segunda-feira à noite, por ordem de um juiz federal da 1ª Vara Federal de Roraima. Um oficial de Justiça foi designado para fazer cumprir a ordem e, acompanhado de uma equipe de policiais federais, foi ao local e colocou lacres em todas as portas do ambiente.
*Ao chegar ao local por volta das 19h, o oficial encontrou a casa de bingo fechada e sem ninguém para receber a determinação. Mesmo assim, o oficial lacrou as portas do ambiente. Ontem a Folha tentou contato com o proprietário do empreendimento, mas ninguém foi encontrado.
*Na Justiça Federal não foi possível saber o conteúdo da ordem que lacrou o bingo. Mas a abertura do bingo em março deste ano ocorreu após autorização da Prefeitura de Boa Vista.
*Desde novembro do ano passado a casa estava fechada porque não tinha alvará para funcionar com a atividade de bingo em cartelas, pois esta atividade não está autorizada no Brasil. À época, o proprietário Jauri Dosti disse que o alvará foi emitido para funcionar com diversões eletrônicas como consta no contrato da empresa e com bingos em cartelas.
*O proprietário afirmou também que o bingo em cartela funciona com maior número de clientes do que o bingo eletrônico, gerando mais lucro para a empresa.
*A medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou o fechamento de estabelecimentos de bingos. Os efeitos da MP se sobrepõem a todas as leis estaduais que tratam do funcionamento dos bingos e caça-níqueis. Em alguns Estados, os bingos funcionam por força de liminares.
**Em 1998, a Lei Zico foi substituída pela Lei Pelé, que autorizou além dos bingos, a exploração das máquinas caça-níqueis. Mas o Ministério Público começou a receber denúncias de ligação dos bingos com a contravenção.
A lei foi revogada e o controle dos bingos passou para a Caixa Econômica Federal até 2001. Depois disso, o país ficou sem uma lei federal sobre as casas de jogos. Os donos de bingo conseguiram na Justiça, liminares para continuar funcionando em muitos Estados, com suporte de leis estaduais.
****Veja também: *
Roraima - Polícia Civil afasta dois agentes investigados pela morte do taxista