Menor terá de cumprir medida de internação por homicídio

Menor terá de cumprir medida de internação por homicídio

Menor terá de cumprir medida de internação por homicídio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, por unanimidade de votos dos seus membros, durante sessão de julgamento, decidiu manter a medida socioeducativa de internação a um adolescente que praticou ato infracional análogo a homicídio. A sentença havia sido proferida pelo 1º Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Porto Velho (RO), porém a defesa impetrou o recurso (apelação) pleiteando a absolvição por insuficiências de provas.

Todavia, para os desembargadores, quando comprovadas satisfatoriamente a materialidade e a autoria do delito, não há que se falar em absolvição por insuficiência de provas. Além disso, segundo eles, a medida a ser aplicada na reiteração de atos infracionais com o uso de violência contra a pessoa será a de internação, conforme discorre o Estatuto da Criança e do Adolescente no art. 122, incisos I e II.

Ainda, segundo os membros da 1ª Câmara Criminal do TJRO, não há dúvidas de que o adolescente praticou o ato infracional, agindo com vontade de matar, motivado por vingança, efetuando 3 disparos contra a vítima e ceifando sua vida. A defesa ainda pleiteou o pedido de medida mais branda, porém, de acordo com os desembargadores, por diversas vezes, foi aplicada tal medida que não surtiu efeito, pois o apelante sempre retorna à prática dos atos delituosos, o que foi destacado pelo Juízo.

Medida socioeducativa de internação

A Lei 8.069/90 (Estatuto da criança e do Adolescente), em seu art. 122, incisos I e II, manifesta-se positivamente a respeito do assunto e determina a imposição da medida socioeducativa de internação no cometimento de infração considerada de grave potencial ofensivo, não esquecendo a prática reiterada de atos infracionais.

A internação deve ser mantida pelo menor espaço de tempo possível, sendo que, de acordo com o artigo 121, § 2º e § 3º, 3 anos é o limite máximo de duração da medida, de forma que a cada período de, no máximo, 6 meses, deve ocorrer uma reavaliação para verificar a necessidade de manter o adolescente internado.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS