Justiça determina instalação de equipamentos de segurança em agência do BB

Justiça determina instalação de equipamentos de segurança em agência do BB

Justiça determina instalação de equipamentos de segurança em agência do BB

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Decisão da 1º Vara Cível de Machadinho do Oeste determina que o Banco do Brasil instale, no prazo de 30 dias, equipamento de monitoramento, assim como a contratação de maior efetivo de vigilantes armados a fim de garantir a segurança na agência do município, onde já ocorreu três assaltos violentos nos últimos dois anos e corre o risco eminente de um quarto, conforme mencionou o juiz Rogério Montai, baseado na informações apuradas pelo serviço de inteligência dos órgãos de segurança, que observou suspeitos tirando fotos com celular nas proximidades do banco.
O banco, sob pena de multa diária de 2 mil reais, em caso de descumprimento, deve instalar sistema de monitoração e gravações eletrônicas de imagens, em tempo real, através de Circuito Fechado de Televisão - CFTV, interligado com central de controle fora do local monitorado, o qual prevê o monitoramento a distância do cofre da instituição, de forma que o seu acionamento passe a ser remoto. Está obrigado ainda à instalação de câmaras para monitoramento externo da agência de Machadinho do Oeste, de forma a permitir a clara identificação de assaltantes, criminosos e suspeitos, instaladas em todos os acessos destinados ao público, bem como nas calçadas externas e na área de estacionamento. A outra exigência judicial é o aumento do efetivo de vigilância patrimonial armada de 02 postos de trabalho, para 03, pelo período mínimo de 12 meses.
Para o magistrado, a urgência no pedido feito pelo Ministério Público mediante ação civil pública, preenche os requisitos para a antecipação de tutela, por isso deferiu a liminar levando em conta o direito fundamental à segurança garantido pela Constituição. Fundamentou ainda a sua decisão na lei 7.102, que estabelece normas para a constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores, e na lei estadual 2.503/2011, que obriga as instituições financeiras a instalar dispositivos de segurança em suas agências e postos avançados.
Além disso, o juiz mencionou jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, no que se refere ao código de defesa do consumidor. “A obrigação de prestar o serviço, adequadamente, é inerente ao dever de obediência às normas técnicas e de segurança. Assim, o prestador tem a obrigação de zelar pelo fornecimento e prestação de serviço a contento, eficiente e que não gere riscos ou prejuízos aos seus clientes”, ressaltou
Outro ponto destacado na decisão foi o receio de dano irreparável, “não apenas para os consumidores, mas também aos próprios funcionários das agências”, conforme demonstrado em documentos pelo próprio Ministério Público.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS