DENÚNCIA - Vídeo flagra diretores escoltando a pé 43 apenados na Estrada da Penal em Porto Velho

Apenados do regime fechado do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, localizado no complexo penitenciário de Porto Velho, estão sendo escoltados a pé para o Projeto Acuda, ao lado da Penitenciária Ênio Pinheiro. O fato foi denunciado e gravado em víde

DENÚNCIA - Vídeo flagra diretores escoltando a pé 43 apenados na Estrada da Penal em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Apenados do regime fechado do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, localizado no complexo penitenciário de Porto Velho, estão sendo escoltados a pé para o Projeto Acuda, ao lado da Penitenciária Ênio Pinheiro. O fato foi denunciado e gravado em vídeo por agentes penitenciários que registraram quatro diretores conduzindo 43 presos, após a recusa dos agentes plantonistas em realizar a arriscada operação.
Na ocorrência nº 4203-03, registrada no Livro de Ocorrências da Unidade, os internos saíram às 9h30 escoltados pelos diretores Ronnie Von (geral), Ernandes Firmino (segurança), Rosalvo Neves (administrativo) e Fabrício Gomes (chefe de segurança), retornando às 17h40. Foi narrado ainda que a viatura Ducato se encontrava com defeito.
De acordo com os denunciantes, que preferem não se identificar, os diretores descumprem resoluções do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), no que tange ao não adotar as medidas de segurança básicas, não utilizar transporte específico, bem como não resguardar os presos da exposição ao público.
“É um absurdo realizar a escolta de 43 presos nessas condições e colocar em risco a segurança de servidores e internos. Não aceitamos isso e pedimos que o Estado tome providências urgentes”, declarou um dos agentes que prometeu ainda levar o caso para conhecimento do Conselho Nacional.
Segundo os servidores, aqueles que se recusam a realizar tal procedimento estão sendo transferidos para outras unidades prisionais da capital. “Esta é uma forma de retaliação para quem quer agir na legalidade”, ressalta um deles.

Através do Ofício Circular nº 079/2012/GESPEN/SEJUS enviado em julho, o gerente Geral do Sistema Penitenciário de Rondônia, Elson Aparecido, já havia alertado as unidades prisionais da capital, escolta judiciária e hospitalar pela observância das regulamentações previstas pelo CNPCP.

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS