SEGURANÇA PÚBLICA - Candidatos de concurso da UNIR protocolam denúncias nos Ministérios Públicos Estadual e Federal por falhas escandalosas

Vários candidatos que prestaram concurso para bacharel em segurança pública sob a coordenação da Fundação Riomar – UNIR entraram com denúncia protocolada tanto no Ministério Público do Estado quanto no Ministério Público Federal, indicando inúmeras irregu

SEGURANÇA PÚBLICA - Candidatos de concurso da UNIR protocolam denúncias nos Ministérios Públicos Estadual e Federal por falhas escandalosas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Vários candidatos que prestaram concurso para bacharel em segurança pública – certame realizado em Porto Velho no dia 27 de março deste ano- sob a coordenação da Fundação Riomar – UNIR entraram com recurso e denúncia protocolada tanto no Ministério Público do Estado quanto no Ministério Público Federal, indicando inúmeras irregularidades ocorridas no processo, deste a aplicação da prova até o vazamento do resultado, e mesmo a quebra de inúmeros artigos descritos no Edital referente ao concurso.

Em uma denúncia formulada por um dos candidatos no Ministério Público do Estado, o que surpreende também é a série de erros encontrados na aplicação das provas.

Com o total de 50 vagas, sendo 45 para homens e 5 para mulheres, cerca de 2.300 candidatos se inscreveram para o processo seletivo que foi composto por uma prova objetiva, uma redação, duas questões dissertativas sobre história e geografia regionais, um teste de aptidão física e outros testes de avaliação psicológica e da saúde do candidato.

CELULARES

Entre os erros encontrados estão na incongruência do que está escrito no Edital e no que foi feito na prática. Um dos mais graves foi em desrespeito ao ITEM 7.7 relacionado ao uso de celulares dentro da sala onde era aplicada a prova. Muitos candidatos entraram com celulares e ligados, consta da denúncia que um candidato foi retirado de uma das salas, pois o aparelho não estava no vibracall e tocou de forma escandalosa.

“(...) Outros candidatos estavam dentro da sala e terminaram a prova com o celular no bolso apenas no silencioso. E este acontecimento está registrado em uma das Atas do concurso”, aponta denúncia.

QUESTÕES ANULADAS E MAIS ERROS

A prova objetiva, segundo um dos candidatos que procurou a reportagem do Rondoniaovivo, apresentava também erros na elaboração de questões. No mesmo dia da aplicação sete foram anuladas no ato da prova e no processo de correção mais nove, totalizando 16 questões nulas.

No Edital no. 24, de 06 de outubro de 2010 consta que os elaboradores da prova objetiva e discursiva pertencem a UNIR, por meio da CPPSD (Comissão Permanente de Processo Seletivo do Discente) e no Manual do candidato foram disponibilizados os nomes da presidenta, membros, elaboradores e fotógrafo do CPPSD, totalizando cinco pessoas. A denúncia aponta que apenas 3 (três) fazem parte da elaboração, sendo que duas acumulam cargos, ou seja, na prática a comissão elaboradora possui apenas uma elaboradora exclusiva.

“Pelo número de erros encontrados na prova, que resultou em um número significativo de questões anuladas, não são poucas pessoas trabalhando para a elaboração de um Concurso dessa importância?”, questionou o candidato.

PREOCUPAÇÕES

Quanto a divulgação do resultado, uma nova quebra do Edital. As duas etapas do certame foram feitas no mesmo dia, sendo que  a prova objetiva foi realizada pela manhã e a subjetiva pela parte da tarde, o resultado contendo o desempenho individual de cada candidato estava previsto para ser divulgado no dia 27 de maio, uma sexta-feira. O resultado foi sair no sábado (28), por volta das 21h, segundo os denunciantes.

De acordo com eles, só souberam do resultado através de outros colegas. O resultado deveria ter sido divulgado pelo menos no site da UNIR, acabou não ocorrendo.

Fato este que leva a uma das preocupações dos candidatos, principalmente ao vazamento de informações do desempenho individual, com uma lista chegando inclusive a ter sido divulgada em um site de notícias da capital, porém essa mesma lista não estava disponível no site da UNIR. Alguns afirmaram que essa lista posteriormente sumiu. “É notório que houve falha no sistema. E se houve falha quem pode garantir ao candidato que houve falhas anteriores, como, por exemplo, vazamento de gabarito e/ou provas?”, questionaram.

Curisomente na lista vazada consta que um dos candidatos, "aprovado" em 11o lugar, tem o sobrenome de @HOTMAIL.COM. Sendo que criteriosamente apenas os nomes dos candidatos deveriam constar de todo o material, deste a prova, gabarito até a lista final.

Vários candidatos protocolaram denúncias na 20ª Promotoria de Justiça, Comarca de Porto Velho, do Ministério Público Estadual, seguindo orientação do Ministério Público Federal.

Um dos candidatos foi mais enfático quanto ao pedido de anulação do concurso, apresentando em ofício encaminhado na segunda-feira (06) ao MPE, ressaltando que diante da suspeita de irregularidades, a UNIR, está providenciando um rápido andamento para realização das demais fases do concurso, como por exemplo o teste físico, no intuito de dificultar uma eventual anulação do concurso.


Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS