Profissionais são capacitados para entrevistar crianças e adolescentes vítimas de violência
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os traumas enfrentados por uma criança ou adolescente vítima de violência sexual podem ser ainda maiores se não houver condições adequadas durante o depoimento. Para protegê-las, o Tribunal de Justiça de Rondônia inicia nesta segunda-feira, dia 2, o curso de "Técnicas de Inquirições não Revitimizantes de crianças e adolescentes em juízo", aplicado a 42 profissionais do Poder Judiciário, entre psicólogos e assistentes sociais. Hoje, o TJRO tem 108 atuando como corpo técnico fundamental no subsídio aos processos de abuso e violência.
"Esses profissionais são os peritos que garantem as informações para instrumentalizar o processo com boas provas", explicou a Maria Inês Soares de Oliveira, uma das ministrantes. A coordenação do curso será dividida entre a assistente social e a psicóloga Mariângela Alouise Onófrio, ambas têm experiência de atuação em oitivas judiciais com implantação de procedimentos mais humanos, projeto que é referência no país.
A capacitação será no Centro de Treinamento do TJRO até o dia 6 de maio, das 8 às 17 horas. No programa está previsto a abordagem de vários métodos de intervenção para evitar que a vítima passe por mais sofrimento nos diversos momentos da ocorrência até o julgamento, entre elas a técnica propagada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, em formação realizada em Porto Alegre com apoio da Instituição internacional World Childhood Foundation (WCF).
"Diante condição de abuso é comum que as vítimas fiquem amedrontadas, não consigam falar, chorem, declarem versões superficiais ou incoerentes e até construam uma memória falsa dos fatos", esclarece Mariângela. Daí a Necessidade de preparar os profissionais para conduzir um depoimento sem dano à vítima e com boa confiabilidade para o processo.
Lançamento
Mariângela Aloise é também uma das autoras do livro "Recortes Teóricos Práticos da Psicologia", uma reunião de artigos sobre psicologia educacional e organizacional que será lançado neste mês de maio, em Porto Velho. O artigo elaborado pela psicóloga é dedicado justamento ao tema abuso sexual. Faz um apanhado histórico sobre o abuso de crianças e mulheres em Rondônia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!