Justiça solta homem que tentou furtar um alicate
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Wilson da Silva Bento, acusado de tentar furtar um alicate, vai ser colocado em liberdade. A decisão foi do juiz Rogério Montai de Lima, que responde pela 3ª Vara Criminal da comarca de Porto Velho (RO). Segundo o magistrado, a doutrina e a jurisprudência orientam que ficando evidenciado que o ofendido não sofreu dano relevante ao seu patrimônio é de se aplicar o princípio da insignificância evitando-se, com isso, a banalização do litígio.
Consta na denúncia (peça acusatória oferecida pelo MP/RO), que no dia 11 de março de 2011, em um supermercado da capital, Wilson da Silva Bento tentou furtar um alicate de corte. O furto não foi concluído devido a intervenção dos funcionários do estabelecimento comercial. De acordo com os sistema de segurança, ele teria colocado o alicate dentro da roupa e saído do local sem efetuar o pagamento.
Para o magistrado toda consequência poderia ter sido evitada se o operador das câmeras de segurança da empresa "vítima" acionasse um funcionário para, imediatamente, questionar o acusado sobre os motivos que este teria guardado o objeto na roupa. "Ficou evidente o crime impossível, pois preferiu-se aguardar a saída do supermercado para só depois, abordar o acusado", explicou.
Ainda segundo Rogério Montai, o caso do denunciado Wilson da Silva Bento não é de polícia ou de justiça, é de política social é de inclusão, pois quando interrogado, disse que é viciado em crack há nove anos e que, confessando a prática, disse que gostaria de ser submetido a tratamento de desintoxicação. "Portanto, entendo que ele não pode, receber em troca, um processo, principalmente da forma que foi narrada na peça acusatória. Por esta razão rejeito a denúncia e ordeno o arquivamento destes autos e expeça-se imediatamente o alvará de soltura".
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!