CNJ reúne coordenadores regionais e muda data da Semana Nacional de Conciliação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reuniu em Brasília os coordenadores regionais de todo o país do Movimento Conciliar é Legal para anunciar que a Semana Nacional da Conciliação se transformará num programa permanente e será realizado agora no período d

CNJ reúne coordenadores regionais e muda data da Semana Nacional de Conciliação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reuniu em Brasília os coordenadores regionais de todo o país do Movimento Conciliar é Legal para anunciar que a Semana Nacional da Conciliação se transformará num programa permanente e será realizado agora no período de 29 de novembro a 3 de dezembro.
 
Os juízes federais do trabalho Lafite Mariano e Francisco de Paula Leal Filho, que participaram do evento como representantes do TRT da 14ª Região, acompanharam ainda o lançamento do “I Prêmio Conciliar é Legal” e do regulamento do certame.
 
O prêmio foi instituído com o objetivo de criar um canal para identificar, premiar e disseminar boas práticas autocompositivas que estejam contribuindo para a solução de conflitos bem como para a modernização, rapidez e eficiência da Justiça brasileira.
 
O certame dará, ainda, mais visibilidade às práticas de sucesso, contribuindo para uma mobilização nacional em favor da autocomposição, e contribuirá para a imagem de um Poder Judiciário sensível, pacificador e eficiente junto à opinião pública para que seja reconhecido pela sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social.
 
De acordo com o regulamento, práticas autocompositivas são atividades inovadoras, criativas e com resultados comprovados, criadas e executadas por magistrados e tribunais, com vistas a melhorar a relação social de partes em disputa.
 
A primeira edição vai contemplar temas como “Paz duradoura”, “Conciliação pré-processual” e “Semana Nacional da Conciliação”, além de premiar os participantes nas categorias “Tribunais” e “Juiz individual”.
 
O prazo para inscrições começou a contar dia 30 de agosto e se estenderá até 29 de setembro de 2010, prorrogável a critério do grupo gestor do prêmio que fará anualmente a escolha dos temas para inscrição.
 
Podem participar do certame os magistrados da Justiça Estadual, Federal, Eleitoral, do Trabalho e Militar, independentemente do reconhecimento institucional das práticas inscritas. Os Tribunais que alcançarem os índices de composição mais elevados serão premiados independentemente de inscrição.
 
Os magistrados e Tribunais podem apresentar práticas individualmente ou em grupo, e o julgamento das boas práticas será realizado com base nos critérios de eficiência, restauratividade das relações sociais, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização.
 
As práticas deverão ser apresentadas por meio da ficha eletrônica disponibilizada no portal eletrônico ou por envio da inscrição ao e-mail premiconciliar@cnj.jus.br O envio de materiais adicionais como CD's, DVD1s, fotografias e outros está sujeito à avaliação do Grupo Gestor.
 
Justiça & Cidadania
Domingo (5), o programa “Justiça & Cidadania”, do TRT, vai exibir uma entrevista com o juiz Lafite Mariano, coordenador do movimento em Rondônia, às 8h30, na TV Candelária e TV Jaru, e às 13h30, na TV Justiça (horário de Brasília). Na ocasião o magistrado estrá abordando os diferentes aspectos dos atos de conciliação e qual é o papel dos magistrados nesse processo de pacificação entre as partes. 
 
No Amazonsat, a entrevista será exibida terça-feira (7), às 7h e 10h30, com reprise quinta-feira às 7h30, bem como na sexta-feira (10) às 5h e sábado às 8h30, na TV Justiça (horário de Brasília). No Acre, o programa é veiculado pela TV Gazeta às quintas-feiras, a partir das 17h30.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS