O Procurador de Justiça do Ministério Publico, Edson Jorge Badra e o desembargador do Tribunal de Justiça, Dimas Ribeiro, ambos de Rondônia, serão homenageados no grau máximo pela Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e Territórios, nesta segunda feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, ao lado de personalidades do mundo jurídico, como Gilmar Mendes, Presidente do STF e Presidente do CNJ, Asfor Rocha, Presidente do STJ, Marco Aurélio de Melo, Ministro do STF, Ophir Cavalcante, Presidente Nacional da OAB, Ricardo Lewandowski, Ministro Vice-Presidente do TSE, Leonardo Bandarra, Procurador Geral de Justiça do Distrito Federal, alem de alguns desembargadores e juízes.
A Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios (OMJDFT) foi instituída em 1999, para homenagear as autoridades que contribuíram com a Justiça do DF e dos Territórios. Em 2010, através da Portaria GPR nº 210, foi criado o grau de “Grão Colar”, a mais alta comenda do judiciário, para distinguir entre os homenageados aqueles cujos serviços prestados foram de maior relevância. Edson Jorge Badra e Dimas Ribeiro iniciaram suas carreiras jurídicas no Judiciário do Distrito Federal.
Quando Rondônia se transformou em Estado, em 1982, Edson Badra, o então promotor federal, ficou responsável pela implantação do Ministério Publico, sendo o seu primeiro procurador geral de justiça. Dimas Ribeiro foi escolhido como desembargador para a composição inicial do Tribunal de Justiça. Edson Badra e Dimas Ribeiro são os únicos homenageados que não integram o Poder Judiciário Federal e do Distrito Federal.