Durante pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores de Vilhena, o presidente da Casa, Dr. Celso Machado, reconheceu que a Santa Casa de Chavantes — atual Grupo Chavantes — foi responsável por uma mudança significativa na saúde pública do município. “A Santa Casa merece honra por ter mudado a saúde de Vilhena em 90%”, declarou o parlamentar, destacando o impacto da gestão da instituição no Hospital Regional.
A fala ocorre em um contexto de avanços na área da saúde, com Vilhena figurando como a 14ª melhor rede municipal do país, segundo levantamento nacional. Em comparação com o Hospital Albert Einstein — considerado um dos 22 melhores do mundo e com 97,3% de aprovação — o nível que o Hospital Regional vem alcançando sob a administração do Grupo Chavantes é de excelência, considerando não só o reconhecimento do presidente da Câmara, como as pesquisas populares que mostram índices elevados de aprovação, o que já garantiu ao HRV o título de melhor hospital público de Rondônia, o que poderá ser atestado em breve com a Certificação ONA, cujo reconhecimento está em processo.
Dr. Celso Machado também utilizou uma analogia para ilustrar a diferença entre o cenário anterior e o atual da saúde pública local. “É como quando você tem um funcionário ruim, que não faz nada, e depois entra um funcionário que faz um trabalho maravilhoso. Mas mesmo esse bom funcionário precisa ser cobrado”, afirmou, reforçando que a qualidade dos serviços não exclui a necessidade de fiscalização e responsabilidade.
A gestão da Santa Casa tem sido marcada por políticas públicas da atual administração municipal e por um modelo de gestão da Santa Casa que tem priorizado eficiência e transparência. Embora não tenha sido mencionado diretamente pelo vereador, a instituição tem recebido visitas regulares de Agevisa - Agência de Vigilância Sanitária, TCE/RO – Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, COREN – Conselho Regional de Enfermagem, CRM Conselho Regional de Medicina, entre outros, cujos apontamentos técnicos têm contribuído para o aprimoramento dos serviços prestados e a transparência no acesso à informação’.
A manifestação do presidente da Câmara reforça o reconhecimento público da transformação vivida pela saúde de Vilhena nos últimos anos, com destaque para o papel desempenhado pelo Grupo Chavantes na condução do Hospital Regional.