RIO PIRARARA: Produtores rurais assinam termo de adesão para revitalização de nascentes

Os produtores rurais das Linhas 6, 7, 8 e 9, Setor 3, assinaram o Termo de Adesão e Compromisso ao projeto

RIO PIRARARA: Produtores rurais assinam termo de adesão para revitalização de nascentes

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o intuito de melhorar a oferta de água e garantir a preservação dos recursos hídricos, o governo de Rondônia lançou, nesta quinta-feira (17), o projeto Recuperar em Cacoal, cujo objetivo é revitalizar 204 nascentes da micro-bacia do Rio Pirarara. A iniciativa é promovida por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e beneficia tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais. Na reunião, também foram discutidas as etapas do projeto e a importância da preservação ambiental para o desenvolvimento sustentável da agricultura local.
 
São parceiros do projeto a Entidade  Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), a prefeitura de Cacoal e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO).
 
 
LANÇAMENTO
 
Durante o evento de lançamento, os produtores rurais das Linhas 6, 7, 8 e 9, Setor 3, assinaram o Termo de Adesão e Compromisso ao projeto. Com isso, esses produtores se comprometem a participar ativamente das ações de recuperação das nascentes em suas propriedades, contribuindo diretamente para a revitalização ambiental da região.
 
Com a recuperação das nascentes espera-se melhorar a qualidade e a quantidade de água disponível na bacia do Rio Pirarara, contribuindo para o fortalecimento da produção agrícola e o bem-estar das comunidades que dependem desse recurso. O projeto é um passo importante na preservação dos recursos naturais de Rondônia, e reforça o compromisso do governo com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável.
 
 
SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA
 
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa tem o objetivo de garantir um futuro sustentável para a agricultura e qualidade de vida às comunidades. “Estamos dando um passo importante para a preservação dos nossos recursos hídricos e para o desenvolvimento sustentável. O projeto Recuperar fortalece a agricultura local, garantindo água para as comunidades e promovendo a conscientização sobre a importância da preservação ambiental”, ressaltou.
 
Segundo o coordenador de Floresta Plantada, Ari Valdir Lebkuchen Júnior, o governo de Rondônia destinou por meio da Sedam, R$ 3.294.604,00 (três milhões, duzentos e noventa e quatro mil, seiscentos e quatro reais) ao projeto. “Esses valores já estão sendo usados na aquisição de material de isolamento, como arames, estacas, catracas e canos de policloreto de vinila, (PVC), além de horas máquinas e pedra rachão. A contrapartida do município é de R$ 246.537,00 (duzentos e quarenta e seis mil, quinhentos e trinta e sete reais), recurso utilizado para compra de cimento e cal, além da contratação da mão de obra”, assegurou.  
 
 
MANEJO DO SOLO
 
Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a aplicação das técnicas de manejo conservacionista do solo é fundamental para recuperação das áreas degradadas. “Nosso papel é garantir que as ações sejam implementadas de forma eficaz e que o conhecimento seja transmitido para outras pessoas, fortalecendo a cultura de preservação e recuperação ambiental em Rondônia”, pontuou.
 
A moradora da Linha 6 da zona rural de Cacoal, Erena Raasch Miller, parabenizou o governo do estado pelo lançamento do projeto. “Essa iniciativa é excepcional e representa uma ótima oportunidade para assegurar que nossas famílias tenham acesso à água. Espero que, com a recuperação das nascentes, possamos contar com água em abundância, o que garantirá nossa sobrevivência e valorização das propriedades”, destacou. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS