A produção de abelha rainha e técnicas avançadas de manejo para a produção de mel foram os temas centrais do primeiro Dia de Campo promovido nesta quarta-feira (7), em Rolim de Moura, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (Senar/RO).
Com foco em apicultura, o evento foi realizado por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais do município, e atraiu mais de 160 participantes, entre agricultores, técnicos e entusiastas do setor.
“Este evento marcou a abertura oficial dos Dias de Campo do Senar Rondônia em 2024. Ao longo do ano, realizaremos 30 eventos como este, divididos por microrregiões. Além disso, executaremos 14 excursões em propriedades rurais destaques, que são atendidas pelo Senar em Rondônia. Essas ações têm como objetivo disseminar conhecimento e técnicas inovadoras, fortalecendo o agronegócio e promovendo o desenvolvimento sustentável no estado, além de parabenizar os produtores que se destacam”, enfatizou Elmerson Lira, superintendente do Senar/RO.
Mel
Realizado na propriedade TNA Nunes, do produtor Thiago Nunes, localizada na linha 200 sul, km 2,5, o encontro proporcionou aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre técnicas avançadas de apicultura.
Entre os destaques, a produção de abelha rainha ganhou atenção especial, sendo uma área de grande interesse para a melhoria da produtividade e qualidade do mel.
Dados do Governo do Estado de Rondônia indicam que mais de 1.100 propriedades rurais estão envolvidas na produção de mel, evidenciando a importância do setor apícola para a economia local.