Cobrança é por mais professores para alunos, melhores condições em estradas e pontes da região, que estão em estado precário
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A promessa feita por lideranças indígenas se cumpriu: nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (14), várias pessoas se reuniram para protestar na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) no distrito de Extrema, pertencente a Porto Velho.
Como o destacamento da Polícia Militar (PM) fica no mesmo terreno, a corporação também foi afetada com a manifestação dos indígenas, que cobram melhorias nas estradas vicinais da região e a recuperação de pontes, que estão em estado precário.
Porém, ao chegar no local, os integrantes do grupo tiveram duas surpresas: não encontraram nenhuma máquina do DER no pátio e foram informados que a questão da conservação das estradas e manutenção das pontes da região são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) da Prefeitura de Porto Velho, responsável pelo distrito de Extrema.
Ainda na quarta-feira (13), uma das lideranças do grupo, Edson Kaxarari entrou em contato com o Rondoniaovivo, onde enviou imagens de ofícios enviados à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) com alegações de “abandono intelectual dos alunos(as)”, por falta de professores, entre outras.
Uma fonte do jornal eletrônico comentou que há possibilidade do crescimento do protesto, caso nenhuma medida seja tomada imediatamente.
“Acredito que os indígenas, indignados com a situação que se arrasta há meses por conta dos problemas nas escolas, estradas e pontes da Ponta do Abunã, podem bloquear a BR-364. Isso vai afetar diretamente o Acre, com desabastecimento de produtos alimentícios e combustíveis. Aí sim, haverá um grande problema, de ordem até federal”, observou ela.
Os indígenas, que residem na Ponta do Abunã, estão unidos em busca de uma solução para os problemas de infraestrutura que enfrentam.
A manifestação desta quinta-feira (14), seria uma forma de chamar a atenção das autoridades e da sociedade em geral para a urgência de melhorias nessas vias, que afetam significativamente a qualidade de vida e o acesso aos serviços básicos dessas comunidades.
Ainda de acordo com pessoas envolvidas na movimentação, não há prazo para o protesto ser encerrado, pois eles querem que responsáveis pelo DER e pela Semagric ou da prefeitura da capital compareçam à Extrema e conversem com o grupo. Eles também planejam acampar na área nas próximas horas.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!