RETOMADA: Acadêmicos de Ji-Paraná abrem calendário de visitas ao Porto Organizado

Após a pandemia, diretoria volta às atividades do projeto, onde visitantes conhecem toda a dinâmica portuária

RETOMADA: Acadêmicos de Ji-Paraná abrem calendário de visitas ao Porto Organizado

Foto: Turma foi guiada por Carlos Iury, técnico de operação portuária da SOPH - Foto: Josi Gonçalves

Uma turma de 26 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma universidade de Ji-Paraná realizou visita técnica ao Porto Organizado de Porto Velho. O tour na Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) aconteceu na sexta-feira (13).
 
Os alunos conheceram os processos logísticos e visitaram os locais de movimentação de cargas do terminal portuário. Guiados por Carlos Iury dos Santos, técnico de operação portuária da SOPH, que discorreu sobre a importância e a contribuição da empresa pública para a logística. Os acadêmicos puderam ver de perto toda a dinâmica portuária.
 
O diretor-presidente da SOPH, Fernando Ramos, pontuou que estas ações de visitas técnicas são fundamentais para a formação acadêmica e profissional dos alunos, integrando a teoria e a prática.
 
Alunos conheceram os processos logísticos do Porto e visitaram locais de movimentação de cargas do terminal portuário - Foto: Josi Gonçalves
 
“A visita também foi um marco importante para nós porque simbolizou a retomada do ‘Conheça o Porto’, que é um projeto que permite a estudantes de todos os níveis de ensino conhecer o funcionamento do porto público e a importância da logística portuária”.
 
Visita técnica
 
A primeira vez que Hugo Nunes Araújo visitou o Porto Organizado foi há sete anos, na condição de aluno. Hoje, ele é professor dos Cursos de Administração e Contábeis e coordena a turma que veio conhecer o processo de movimentação portuária.
 
“Achei importante conhecer a estrutura de nosso estado. Porque a gente sempre vê logística, setor público, gestão de pessoas em sala de aula, e não vê nada de concreto. Tudo que a gente explica, estuda, faz prova, vamos ver como funciona na vida real”, explica o docente.
 
“As empresas que operam aqui e a facilidade de escoamento, de entrada e saída de produtos, a logística, a grandeza e forma de organização foi o que me chamou a atenção”, conta o estudante Edglei Rodrigues Braga, que está no 7° período do curso de Administração.
 
Aluno Tácio Ferreira disse que a experiência foi proveitosa - Foto: Josi Gonçalves
 
Naiane Cardoso Ribeiro está na reta final do curso de Administração e diz que não tinha noção do quanto o porto impacta positivamente a economia do Estado. 
 
“Eu nunca tinha visitado um porto, não sabia como era. Saber como é que funciona a logística, conhecer a estrutura, ver a organização, a parte de escoamento. Achei incrível”.
 
Para Tácio Ferreira Soares, aluno do Curso de Administração, a experiência foi proveitosa.
 
“Eu não conhecia a estrutura de porto ainda. Só tinha conhecimento bem teórico mesmo, de ouvir falar, e tinha curiosidade como que funcionava, quais eram as ferramentas utilizadas para as embarcações e até mesmo para o transporte da mercadoria”, conta o acadêmico.
 
Unidades de ensino interessadas em conhecer o porto podem enviar e-mail para gabportopv@gmail.com e agendar uma visita.
Direito ao esquecimento

Você acha que os escândalos do Governo Bolsonaro prejudicam a pré-candidatura à reeleição?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS