As constantes chuvas que atingem a cidade de Ji-Paraná (RO) já começam a preocupar a população e as autoridades locais. Isso porque o nível do rio Machado, principal bacia da região, já ultrapassou a cota de alerta e começa a atingir as casas.
De acordo com a prefeitura, o nível do rio está em 11,78 metros. A medição é feita em tempo real pela Agência Nacional das Águas (ANA).
O rio já está acima da cota de transbordamento e, por isso, a água já atingiu mais de 600 imóveis na região. A situação já é de alerta, quando o nível da água se aproxima dos 10,30 metros e, no caso, já está muito acima disso.
Ainda segundo a prefeitura, essa é a maior enchente da história do rio Machado, em Ji-Paraná, desde que a ANA começou a fazer a medição do nível do rio Machado.
Foto: Divulgação/Prefeitura
A cidade de Ji-Paraná já tem sete bairros com registro de alagação, sendo que duas famílias estão desabrigadas, e foram levadas para o ginásio Adão Lamota e cerca de 100 desalojadas.
Ajuda
A prefeitura afirma que as famílias em emergência estão sendo assistidas pela Secretaria de Assistência Social do Município, recebendo atendimentos psicológicos, alimentação e outras ações.
Uma força tarefa entre a Secretaria de Obras de Ji-Paraná (Semosp), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foi montada para ajudar no resgate das famílias e dos móveis delas. Quem precisar de ajuda pode discar o 193 dos Bombeiros.
A prefeitura informou que a Defesa Civil e a ANA monitoram o nível da água na cabeceira do rio, em Pimenta Bueno.