CONFLITO: 40 famílias avisam a Polícia Militar que vão ocupar fazenda no Cone Sul

A invasão à propriedade aconteceu em 2012, quando chegou a haver troca de tiros e uma pessoa ficou desaparecida

CONFLITO: 40 famílias avisam a Polícia Militar que vão ocupar fazenda no Cone Sul

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O reportagem teve acesso a uma série de documentos que estão sendo usados para embasar a decisão de 40 famílias que estão se preparando para ocupar uma área de terras que já foi palco de violentos conflitos agrários na cidade de Chupinguaia.
 
O material analisado inclui uma decisão de 04 de outubro do ano passado, assinada pela juíza Christian Carla de Almeida Freitas, titular da 4ª Vara Cível de Vilhena. A magistrada não autoriza a ocupação do imóvel, mas como um trecho da sentença diz que o lote 40 da Fazenda Dois Pinguins voltou para a União, as famílias entendem que podem entrar no imóvel.
 
Em ofício encaminhado ao Quartel da Polícia Militar de Chupinguaia e ao comando da corporação em Rondônia, assinado pela vilhenense Eva Maria Ortiz, que representa a Associação dos Produtores Rurais Igarapé, ela comunica a ocupação.
 
O site procurou a própria Eva, e ela contou que já há algumas famílias na terra e que outras estão a caminho. A líder da ocupação disse que as famílias entrarão e permanecerão no local de maneira pacífica.
 
HISTÓRICO DE PROBLEMAS
 
Em 2016, o jornal Folha do Sul Online publicou a decisão do juiz Adriano Lima Toldo, da 2ª Vara Criminal de Vilhena, que determinou a prisão de 16 pessoas envolvidas na invasão à fazenda Dois Pinguins.
 
A invasão à propriedade aconteceu em 2012, quando chegou a haver troca de tiros e uma pessoa ficou desaparecida. Entre os que estariam por trás do episódio, segundo denúncia do MP julgada procedente em duas instâncias da justiça, figuram o vereador Roberto Ferreira Pinto, de Chupinguaia, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vilhena e Chupinguaia, Udo Wahlbrink, e o comerciante Pedro Arrigo.
 
CLIQUE AQUI e veja na íntegra a documentação sobre o caso e que tem sido usado pelas famílias para justificar a entrada na terra.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS