ALERTA: Número de casos de mortes de grávidas por covid-19 dispara em RO

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) expediu alerta às secretarias municipais de saúde

ALERTA: Número de casos de mortes de grávidas por covid-19 dispara em RO

Foto: ILUSTRATIVA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Dados levantados pelo governo estadual e obtidos pelo Extra de Rondônia mostram uma realidade desconcertante: o índice de letalidade da pandemia entre mulheres gestantes sofreu aumento acima da média se comparado com outros grupos sociais.
 
O estudo foi traçado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e traça o cenário da mortalidade entre gestantes desde 2016.
 
Os indicadores apontam que nestes cinco anos a quantidade de falecimentos entre as grávidas no Estado oscilou de 10 a 19 ocorrências por ano tendo como média 15 mortes ao ano, ou 1,25 ao mês.
 
 
Em 2020, dos 18 óbitos maternos registrados, quatro tiveram a Covid-19 como causa apontada em exames de laboratório.  Em termos percentuais o dado indica que são 22,2% dos casos. Destas mortes, três ocorreram na capital e uma em Guajará-Mirim.
 
A realidade em 2021 é aterradora. Apenas nos primeiros quatro meses do ano já foram registrados 21 óbitos de gestantes, sendo que 17 deles foram causados pela doença,  o que em termos percentuais representa 81% das ocorrências,  ou seja, quatro vezes o índice do ano passado.
 
A média de mortes de gestantes este ano está em 5,25 ao mês, e mantido o índice podemos chegar a um total de 63 óbitos maternos   o que representa um aumento de quase quatro vezes com relação a 2.020.
 
As mortes deste ano aconteceram em várias cidades: Seringueiras (1), Presidente Médici (1), Rolim de Moura (2), Nova Mamoré (1), Ouro Preto do Oeste (1), Ji-Paraná (2), Jaru (1), Vilhena (2), Porto Velho (5) e Ariquemes (1).
 
Comparando os indicadores por faixa etária entre os dois anos chega-se aos seguintes números: de 15 a 19 anos não houve nenhum caso em 2.020 e dois este ano; de 20 a 29 anos foi uma morte no ano passado e cinco este ano; e dos 30 a 39 anos foram três casos em 2.020 e dez entre janeiro e abril passados.
 
Em virtude da realidade estampada pelo estudo, a Agevisa expediu alerta às secretarias municipais de saúde para intensificação de campanhas informativas e de prevenção voltadas a este público específico, além de fazer gestões junto ao governo para promover vacinação deste grupo social.
 
Confira no anexo abaixo,  a alerta sobre mortalidade materna:
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS