A parceria entre Detran, Yamaha e universidade, permite que a Unir seja a primeira no Brasil a ofertar curso de pilotagem com certificação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Promover ideias e soluções eficientes não é uma tarefa fácil, mas é possível se houver força de vontade para mudar pequenas e grandes realidades, como no caso do professor mestre Renato Pinto de Almeida Neto. Preocupado com o grande número de acidentes de trânsito que ocorriam em frente à Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no município de Guajará Mirim, o docente decidiu reverter a situação através da educação de trânsito e cursos de pilotagem.
Segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Detran-RO (RENAEST) a frota de Guajará Mirim em sua maioria é composta por motocicletas e motonetas, somando 56,1%, resultando em eventos diários de colisões no município.
Com o agravante dessas ocorrências o professor decidiu participar de um curso de instrutor em outro Estado, prestado pela Yamaha, e levou a ideia à universidade para criação do projeto de extensão universitária "Motociclismo com Segurança" do curso de Gestão Ambiental.
Após a aprovação, iniciaram-se as aulas teóricas que ficaram a serviço da servidora Edna Almeida - responsável de Educação de Trânsito da região. E aulas práticas com o professor, que realiza o curso no bumbódromo de Guajará, além da participação em eventos como o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito.
Segundo Renato, o projeto visa conscientizar o maior público possível e tende a crescer e expandir para outras cidades. “As aulas ministradas são para alunos, mas também para a comunidade, assim como já ofertamos o curso para uma cooperativa de moto táxi. A meta é levarmos o curso para Porto Velho no próximo ano”, afirma.
A parceria entre Detran, Yamaha e universidade, permite que a Unir seja a primeira no Brasil a ofertar curso de pilotagem com certificação, colaborando para redução da violência no trânsito e promoção de condutores mais responsáveis.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!