OPERAÇÃO CYBER-CUPIM: Vereador é preso suspeito de incentivar desmatamento

Conforme a Polícia Civil, além do vereador, um servidor da Idaron, empresários e madeireiras estão envolvidos

OPERAÇÃO CYBER-CUPIM: Vereador é preso suspeito de incentivar desmatamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um vereador de Campo Novo de Rondônia foi preso na manhã desta terça-feira (03) durante a Operação ‘Cyber-Cupim’, deflagrada pela Polícia Civil. A ação aconteceu também no município de Buritis. Segundo a Polícia, os suspeitos fomentam o desmatamento nas áreas da Unidade de Conservação do Parque Estadual de Guajará-Mirim fraudando o sistema da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

 

Na casa do vereador, que não teve a identidade revelada, foram apreendidas três espingardas e diversas munições de calibre 38.

 

De acordo com os delegados responsáveis pela operação, a polícia efetua uma força-tarefa na região da unidade de conservação em parceria com o Sedam há cerca de seis meses. As investigações culminaram em outras três operações, como a Terra Prometida, que efetuou oito prisões em setembro de 2017.

 

Desde o início da manhã os policiais cumprem 13 mandados judiciais, sendo cinco mandados de prisão temporária, sete mandados de busca e apreensão e um mandado de afastamento da função pública.

 

Conforme a Polícia Civil, entre os envolvidos estão um servidor da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), um vereador de Campo Novo de Rondônia, além de empresários e madeireiras nos dois municípios.

 

A operação conta com um efetivo de 30 agentes civis, Polícia Militar Ambiental (PMA) e técnicos da Sedam para o cumprimento de 13 mandados judiciais nos dois municípios.

 

O principal objetivo da ação é combater uma quadrilha especializada em praticar fraudes no sistema de controle de créditos, que é responsável pela emissão do Documento de Origem Florestal (DOF) utilizado pela Sedam. Além de invasores ilegais nas respectivas áreas da reserva de proteção ambiental.

 

Segundo o coordenador de unidades de conservação da Sedam, engenheiro florestal Denilson Trindade Silva, três armas de fogo e diversas munições de calibre 38 foram apreendidas na residência do vereador de Campo Novo.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS