.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No Diário Oficial dos Municípios de Rondônia, número 2142, do dia 09 de Fevereiro, em sua página 13, foi publicada Portaria Nº 017/COGEM/2018 que determina o afastamento do cargo de Emanuel Alves, presidente da Fundação Cultural de Cacoal – FUNCCAL – e de mais quatro servidores da mesma entidade.
De acordo com a publicação o afastamento preventivo se deu por causa de um processo administrativo disciplinar pela Corregedoria Geral Do Município De Cacoal por seu Corregedor-Geral Aidevaldo Marques Da Silva que tem “a finalidade de apurar eventuais responsabilidades administrativas descritas no Processo n. 624/2018, inclusive eventuais obrigações de ressarcimento ao erário, bem como proceder ao exame dos fatos conexos que emergirem no curso dos trabalhos”*.
Conforme determina o Art. 03, “Fica proibido o acesso dos servidores afastados na forma do artigo anterior às repartições internas da FUNCCAL, bem como o acesso dos mesmos a sistemas eletrônicos internos, posse de equipamentos e de documentos da Fundação Cultural de Cacoal, durante a vigência desta Portaria”*.
O Site Rondônia in Foco conseguiu com exclusividade informações junto a servidores da prefeitura que o afastamento se deu após denúncia realizada referente a questões administrativas dentro da FUNCCAL onde se levantaram suspeitas a conduta dos servidores quanto a fatos que envolvem o erário municipal. Entretanto, a Corregedoria está realizando os levantamentos e para dar mais lisura ao processo disciplinar afastou todos do cargo e do local de trabalho para que as verificações dos fatos denunciados sejam apurados com mais rigor e imparcialidade.
O Art. 04 da portaria determina a criação de uma Comissão Processante que realizará a apuração dos fatos e é composta por servidores efetivos estáveis integrantes da Comissão Permanente de Sindicância e de Processo Administrativo Disciplinar, conforme Decreto Municipal n. 6.556/PMC/2017.
Durante o Processo Administrativo Disciplinar serão ouvidos todos os servidores. Entre eles o Presidente da FUNCCAL que tem que comparecer na Corregedoria as 15h00 desta sexta, 16, para esclarecer alguns pontos da denúncia.
O Site Rondônia in Foco também teve informações exclusivas que a mesma denúncia feita a Corregedoria do Município foi protocolada no Ministério Público e que agora passa pela análise do órgão.
O total teor da denúncia, tanto no MP quanto na Corregedoria, ainda não foram divulgadas a fim de dar segurança ao processo de análise e investigação.
A Fundação Cultural de Cacoal é uma entidade responsável pelas atividades, projetos e incentivo a produção cultural no município bem como a manutenção de prédios como os dois teatros e a biblioteca municipal.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!