FUMAÇA E CALOR: MPRO promove reunião interinstitucional para discutir efeitos das queimadas que afetam Rondônia

Fumaça de queimadas no Amazonas e Mato Grosso afeta qualidade do ar em Rondônia

FUMAÇA E CALOR: MPRO promove reunião interinstitucional para discutir efeitos das queimadas que afetam Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) reuniu, nesta sexta-feira (28), órgãos ambientais e instituições de outros estados para discutir o avanço das queimadas e o transporte de fumaça do Amazonas e de Mato Grosso, que já afeta a qualidade do ar em Rondônia durante o período de estiagem.

 

A reunião virtual foi coordenada pela promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini, responsável pelo Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema). O objetivo foi fortalecer a atuação conjunta diante do caráter regional das queimadas.

 

Dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam que Mato Grosso liderava o país em focos de calor em 2026, com 4.838 registros acumulados até meados de agosto. No Amazonas, incêndios de grandes proporções foram registrados principalmente no sul do estado, incluindo a região de Apuí e áreas próximas à BR-230.

 

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), a circulação atmosférica transporta a fumaça do sul do Amazonas e do noroeste de Mato Grosso para o território rondoniense, elevando a concentração de partículas e agravando a qualidade do ar.

 

Participaram representantes do MPRO, MPAM, MPMT, MPF, Sedam, Censipam, Ibama e Prevfogo. A articulação busca ampliar o monitoramento, acelerar a troca de informações e fortalecer as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.

 

O Gaema informou que continuará acompanhando o cenário e articulando medidas para reduzir os impactos ambientais e à saúde provocados pelas plumas de fumaça em Rondônia.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS

Instale o app do Rondoniaovivo.com Acesse mais rápido o site