O
Rondoniaovivo quer apurar a opinião dos internautas frente a um assunto pertinente para o debate público. Qual seu ponto de vista sobre o tratamento dado aos brasileiros que recentemente foram deportados pelo governo dos Estados Unidos da América?
Como contou o jornal, o primeiro avião com repatriados brasileiros que moravam ilegalmente nos EUA chegou ao Brasil na sexta-feira (24). Os cidadãos que estavam nos voos tiveram que retornar ao país natal por causa dos novos decretos de Donald Trump, presidente que tem forte política anti-migratória.
Os brasileiros que foram deportados foram algemados das mãos aos pés, como contou o jornal Folha de SP. O procedimento é padrão e foi acordado entre os países durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), mas os passageiros relataram uma série de agressões - como socos, chutes e até mata-leão cometidos pelos agentes americanos que faziam parte da tripulação.
O episódio desencadeou um mal-estar diplomático entre os EUA e o Itamaraty e o caso gerou debate nas redes sociais. Enquanto o ministro da Justiça no Brasil, Ricardo Lewandowski, determinou a retirada das algemas dos brasileiros e classificou o uso da contenção como “desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, parte da internet ficou ao lado do governo dos EUA por considerar que os repatriados haviam cometido o crime de imigração ilegal.
Qual sua opinião sobre o assunto? Concorda com o tratamento dado aos brasileiros deportados pelos EUA? Expresse sua opinião na nova enquete do
Rondoniaovivo, que pode ser conferida abaixo.
Você concorda com o tratamento dado aos brasileiros deportados pelos EUA?
A) Sim. São criminosos e devem ser tratados como tal
B) Não. Apesar de terem cometido um crime, devem ser respeitados
C) Em parte. Apesar de terem cometido um crime, não deveriam continuar algemados em solo brasileiro
D) Sem opinião
Vale lembrar que as enquetes do
Rondoniaovivo não tem valor científico e são apenas um levantamento da opinião pública. Leitores do jornal podem sugerir temas para novas enquetes comentando nas
redes sociais do
Rondoniaovivo.