Existe uma espécie de boato de internet que diz que, quando uma mosca para sobre uma comida, ela vomita. Se você está em dúvida se isso é verdade ou fake news, sentimos dizer: sim, a mosca vomita.
“Quando uma mosca come, ela tem que vomitar enzimas digestivas na refeição. Essas enzimas também contêm alguns restos do que ela comeu por último, e isso pode ter sido uma refeição cheia de patógenos. Moscas comem algumas coisas bem nojentas", aponta Brian Labus, professor assistente de epidemiologia e bioestatística na Escola de Saúde Pública da Universidade de Nevada, em entrevista ao Reader's Digest.
Mas não é só isso. Antes de a mosca vomitar, ela usa as antenas para provar a comida. Por incrível que pareça, os seus sensores de sabor ficam nas patinhas. Caso ela goste do que tem ali, a mosca enfia sua língua (cujo nome técnico é probóscide) e cobre a comida com a sua saliva, que está cheia de enzimas digestivas (o que não deixa de ser uma forma de vômito).
Para completar a nojeira, ela ainda pode fazer cocô sobre a comida. Realmente, uma mosca na sopa nunca é uma coisa agradável.
Agora, vamos à parte mais importante: o que a mosca pode transmitir quando encosta na nossa comida. A má notícia é que, sim, ela pode espalhar doenças, como salmonela, E.coli, parasitas e disenteria.
De acordo com um estudo de 2023, as moscas podem transmitir bactérias, incluindo cepas resistentes a antibióticos. “As moscas domésticas servem como um vetor para mover doenças de um lugar para outro. Como vivemos juntos, elas podem espalhar muitos patógenos diferentes entre humanos, animais e o meio ambiente", afirma Brian Labus.