A CONTA CHEGOU: Queimadas tem relação direta nos casos de malária em Rondônia

Rondônia e outros estados foram responsáveis por 87,7% de todo o desmatamento na Amazônia

A CONTA CHEGOU: Queimadas tem relação direta nos casos de malária em Rondônia

Foto: Ilustrativa/ Reprodução da internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um estudo internacional publicado na conceituada revista científica PNS, constatou que os estados de Rondônia e Amazonas, sozinhos, concentraram 78,9% de todos os casos de malária registrados na Amazônia Brasileira entre os anos de 2003 e 2022.
 
A publicação científica também apontou que, juntos, os estados de Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amazonas foram responsáveis 87,7% de todo o desmatamento na Amazônia nas últimas duas décadas. 
 
Conforme os cientistas, as queimadas e os casos de malária têm uma relação, motivo pelo qual os estados que mais queimam aparecem como os que mais possuem casos de malária. 
 
“... o desmatamento aumenta a transmissão da malária, mas a relação não é espaço-temporalmente uniforme, e esses resultados têm implicações na estratificação das intervenções de controle da malária com base na dinâmica ecológica, o que pode ajudar o Brasil a atingir sua meta de eliminação da malária até 2035”, diz a publicação da revista PNS.
 
Conforme a conclusão dos cientistas, o aumento de 1% no índice do desmatamento mensal representa  um aumento de 6,3% nos casos de malária no mês seguinte. Esse efeito é mais agudo em cidades que possuem uma faixa maior de floresta amazônica. 
 
Os pesquisadores utilizaram um método cientifico denominado de "Regressão de Poisson" que é uma forma de análise usada para modelar dados onde a variável de resultado são dados de contagem.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS