AÇÃO: Rede de atendimento ao câncer de mama é fortalecida

Políticas públicas e atendimento humanizado são foco na ampliação

AÇÃO: Rede de atendimento ao câncer de mama é fortalecida

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo de Rondônia tem ampliado as políticas públicas de combate ao câncer de mama, por meio de parcerias com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e instituições privadas. Programas de conscientização, como as campanhas do “Outubro Rosa”, têm contribuído para disseminar a importância do diagnóstico precoce e ampliar o acesso à mamografia em todo o estado.
 
As ações acontecem por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que vem trabalhando na capacitação de profissionais do setor e fortalecendo a detecção precoce da doença.
 
O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que apontam para cada ano do triênio 2023-2025 estimativas de 73.610 casos novos, taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres.
 
 
ATENDIMENTO HUMANIZADO
 
O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, é a principal referência estadual no tratamento do câncer de mama, oferecendo quimioterapia, radioterapia, exames de imagem como mamografias, e cirurgia oncológica. Em 2008, o hospital firmou uma parceria com um hospital particular para ampliar os serviços oncológicos de apoio, como consultas especializadas e exames, consolidando-se como um pilar do atendimento oncológico no estado.
 
O Hospital de Amor Amazônia, também em Porto Velho, é um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), que atua como suporte essencial na rede, oferecendo quimioterapia, radioterapia, exames de imagem e cirurgias oncológicas. No interior, o Hospital Regional de Cacoal atua como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia  (Unacon), desempenhando um papel vital na descentralização dos tratamentos, a fim de reduzir o deslocamento de pacientes para a capital e ampliando o acesso a terapias e diagnósticos em regiões mais afastadas.
 
A coordenadora de Atenção às Doenças Crônicas, enfermeira Daniele Cardoso destacou que, uma das prioridades da rede de saúde em Rondônia é oferecer atendimento humanizado e integral para pacientes com câncer de mama. “As unidades de atendimento ao câncer de mama recebem as mulheres não apenas para cuidados clínicos, mas também emocionais e psicológicos. Esse acolhimento é feito por equipes multidisciplinares, que incluem psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros capacitados para oferecer um atendimento focado nas necessidades individuais de cada paciente.”
 
O Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (Samd) também é uma extensão desse acolhimento. Oferece cuidados paliativos e acompanhamento contínuo para pacientes em fases avançadas da doença, que preferem receber tratamento em casa, ao lado de suas famílias. “Esse serviço permite maior conforto e qualidade de vida para muitas mulheres em Rondônia”, ressaltou Daniele.
 
 
FORTALECIMENTO DAS INICIATIVAS DE SAÚDE
 
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que, por meio da Sesau, o governo do estado tem fortalecido a rede de atendimento, tornando-a mais eficiente e humanizada para as mulheres diagnosticadas com câncer de mama. “Avanços terapêuticos e maior acesso ao tratamento e às ações de detecção precoce resultam em ganhos na sobrevida das mulheres, fazendo do câncer de mama uma doença com bom prognóstico quando diagnosticada e tratada precocemente.”
 
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha afirma que, o governo do estado está investindo na modernização de equipamentos na unidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), para diagnósticos e tratamentos, melhorando a capacidade de resposta da rede de oncologia. “O objetivo é expandir ainda mais o número de atendimentos e reduzir o tempo de espera para exames e tratamentos. Estamos trabalhando para que mais mulheres tenham acesso ao atendimento necessário em tempo hábil”, salientou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possacomentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

INSTITUTO PAH POW

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS