A partir do dia 26 de dezembro, Porto Velho contará com 15 novos radares instalados em vias estratégicas da cidade, resultado de um convênio entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O investimento, de R$ 4 milhões, tem como objetivo monitorar a velocidade dos veículos e reforçar a segurança viária na capital.
Os equipamentos estarão operando em pontos específicos, como os cruzamentos da avenida Prefeito Chiquilito Erse com a avenida Calama, e da avenida Mamoré com a avenida Rio de Janeiro, entre outros.
De acordo com o titular da Semtran, Anderson Pereira, além de registrar excesso de velocidade, os radares também identificarão infrações como avanço de sinal vermelho e estacionamento sobre faixas de pedestres.
Cruzamentos que serão monitoradas pelos radares:
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida José Vieira Caúla;
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Imigrante;
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Calama;
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Rio de Janeiro;
Avenida Pinheiro Machado com avenida Presidente Dutra;
Avenida Mamoré com avenida Rio de Janeiro;
Avenida Guaporé com avenida Amazonas;
Avenida Campos Sales com avenida Jatuarana;
Avenida Amazonas com avenida Mamoré;
Avenida Raimundo Cantuária com rua Buenos Aires;
Avenida Governador Jorge Teixeira com avenida Raimundo Cantuária;
Avenida Governador Jorge Teixeira com avenida Amazonas;
Avenida Duque de Caxias com avenida Marechal Deodoro;
Avenida. Abunã com avenida Brasília;
Avenida Sete de Setembro com rua Rafael Vaz e Silva.
Os agentes do Detran estão recebendo treinamento para operar o sistema, enquanto a Procuradoria-Geral do Município (PGM) analisa uma portaria para definir as diretrizes de funcionamento dos radares, incluindo sua operação intermitente durante a madrugada.
A Semtran também aguarda a publicação, no site da Secretaria, da lista oficial de radares, conforme exige a legislação. O início das autuações está previsto para o mesmo dia da ativação dos equipamentos, reforçando o compromisso com a legalidade e a segurança no trânsito de Porto Velho.