GESTÃO SOCIAL E PARTICIPATIVA: Benedito Alves pretende priorizar a saúde e fazer gestão moderna

Candidato elaborou plano de governo ouvindo diretamente a sociedade que vive as necessidades diariamente

GESTÃO SOCIAL E PARTICIPATIVA: Benedito Alves pretende priorizar a saúde e fazer gestão moderna

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante entrevista ao jornal eletrônico Rondoniaovivo e ao Canal 10.1, o advogado e professor Benedito Alves, candidato a prefeito de Porto Velho pelo Solidariedade, disse que a disputa eleitoral é um grande desafio que vem enfrentando com alegria e satisfação. Em sua caminhado tem conhecido pessoas e ajustado demandas que serão prioridades, caso seja eleito prefeito da capital. “Quero fazer uma transformação de verdade, uma mudança que a sociedade jamais viu com justiça social e gestão participativa”, explicou.

De acordo com o candidato, o apelo mais comum em qualquer parte do município é por melhoria na saúde pública. “Nossa saúde está na UTI, um caos, falta tudo. De respeito aos profissionais ao medicamento básico para o paciente que fica horas numa fila, tudo está em falta”, lamentou. Benedito Alves disse que em seu plano de governo tem prioridades para reestruturar o setor de saúde com maior valorização profissional, reforma e ampliação das unidades existentes, construção de novas unidades de saúde nos bairros e estoque de medicamentos para distribuição gratuita para a população.

Saúde

Pretende implantar o Programa Saúde na Porta para atender a população em casa para evitar deslocamentos e longas esperas. Pelo programa, equipe multidisciplinar fará o atendimento descentralizado para tornar o serviço mais abrangente e mais ágil. “Quem está doente não pode ficar deslocando de um lado para o outro sem saber aonde vai ter atendimento”, justificou alegando que é inaceitável uma mãe ficar a madrugada toda numa fila em busca de vaga para uma consulta para um filho.

Pelo que levantou, atualmente a capital tem 25 mil pessoas à espera de uma cirurgia eletiva e mais de 50 mil esperando por um exame de imagem. Benedito Alves projeta o reaparelhamento das unidades de saúde, contratação de especialistas e ampliação da saúde básica que é preventiva. “Tem pessoas morrendo nas unidades de saúde por falta de exame de troponina que é um dos principais marcadores bioquímicos para confirmar um infarto de miocárdio”, destacou.

A instalação de um Centro de Atendimento ao Diabético é outra prioridade para resolver o problema de 150 mil moradores que sofrem com a doença que pode ser controlada. “São pessoas produtivas que caminham para a invalidez por falta de um sistema de atendimento de saúde direcionado para resolver e melhorar a vida dessas pessoas de todas as idades”, explicou.

Hospital Municipal

Benedito Alves pretende construir um hospital municipal moderno e bem estruturado para atendimentos especializados e aparelhamento para exames imediatos para evitar o sofrimento da população e garantir a segurança e precisão dos procedimentos clínicos com eficiência.

Infraestrutura

O candidato tem planos de fazer uma transformação urbano com obras estruturantes. Para isso pretende implantar uma governança administrativa que possa capitanear recursos e executar obras de grandes portes como esgotamento sanitário e água tratada para toda a população. Conforme explicou, a cidade de Porto Velho tem apenas 30% da população com esse tipo de serviço e muitas doenças vem da péssima qualidade da água consumida de um lençol freático contaminado.

Outro plano é fazer um amplo sistema de drenagem para evitar os alamentos de casa e comércios. A meta é canalizar as águas pluviais para um sistema que corre para os oito principais canais naturais da cidade. Para dar vida a esses igarapés o objetivo é recuperar nascentes e garantir a manutenção de fluxos e mananciais de água revivendo os igarapés que estão assoreados e contaminados.

 Governança

Benedito Alves disse que seu plano é implantar uma governança inovadora para permitir que os gestores de cada secretaria tenham conhecimento da situação e das demandas e possam realizar suas ações dentro do planejamento geral da administração municipal. “Tenho percebido que muitos secretários não conhecem o município e isso dificulta a gestão porque vivem trancafiados dentro de gabinetes e não alcançam os objetivos”, criticou.

A parceria público-privada deve ser ampliada para buscar recursos e executar com mais agilidade as obras de infraestrutura que o município precisa. O planejamento e execução orçamentária será rigoroso para o cumprimento do Orçamento Municipal.

O candidato se diz contra as emendas parlamentares implantadas pela atual gestão porque fogem do planejamento e põe em risco a execução de serviços que é dever do poder executivo municipal. “Isso engessa o orçamento e impede a execução de um plano de governo definido e elaborado dentro de critérios técnicos de gestão”, explicou.

Distritos

Está no plano do candidato colocar subprefeituras em Ponta do Abunã, União Bandeirantes e Rio Pardo, e uma estrutura diferenciada para os distritos e localidades do Baixo Madeira. Para o candidato, a grande dimensão territorial do município requer a descentralização de equipamentos e profissionais de forma que possam resolver as necessidades de cada distrito e localidade com mais agilidade.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS