A maioria dos internautas que votou na última enquete do jornal Rondoniaovivo acredita que a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (
Sedam) deve intensificar a fiscalização sobre o uso de fogo. A enquete foi lançada na semana passada e recebeu 1.119 votos.
Destes, 867 escolheram a opção ‘Sim, a Sedam deve intensificar a fiscalização. Queimada é crime’ para responder a pergunta ‘A Sedam deve intensificar a fiscalização sobre uso de fogo?’ da enquete. Estes 864 internautas correspondem a 77,48% do resultado total.
Na capital, a Sedam só registrou cinco autos de infração sobre uso de fogo no ano de 2024. A fiscalização anêmica não é compatível com a realidade. Como
contou o jornal, Porto Velho (RO) foi, durante uma semana, a cidade com a pior qualidade de ar do Brasil.
Contrários à maioria, 164 internautas (14,66% do total) responderam a enquete votando na alternativa ‘Não, a
fiscalização está ideal. Adoro o calor e o cheiro da fumaça.’ Uma minoria composta por 88 leitores (7,86% do total) não soube opinar.
Recentemente, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicou que Rondônia atingiu recordes de focos de queimadas, com o mês de julho sendo o pior dos últimos quase 20 anos.
Vale lembrar que a enquete é apenas uma pesquisa de opinião pública. Não tem valor científico. Os leitores podem, inclusive, sugerir temas para enquetes comentando nas redes sociais do jornal.