Saúde Mental no trabalho - por Êmene Germano

Saúde Mental no trabalho - por Êmene Germano

Foto: Divulgação

Já está em vigor lei 14.831/2024, que criou certificação para dar a empresas que promovem Saúde mental e bem estar de seus funcionários.
 
Essa lei tem como objetivo promover a saúde mental no ambiente de trabalho, reconhecendo a crescente importância desse tema, especialmente em um cenário onde o estresse, a ansiedade e a depressão são cada vez mais comuns.
 
A principal meta da Lei 14.831/2024 é criar um ambiente de trabalho que favoreça o bem-estar mental dos colaboradores, combatendo o estigma associado a transtornos mentais e promovendo a conscientização e inclusão dessas temáticas nas empresas. A lei também visa reduzir os impactos negativos de problemas de saúde mental, como absenteísmo, baixa produtividade e rotatividade de funcionários, além de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
 
Para se adequar à lei, as empresas devem adotar algumas medidas, tais como:
 
    Elaboração de Políticas Internas: Implementação de programas que abranjam a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação de transtornos mentais.
 
    Capacitação de Colaboradores: Treinamentos regulares para todos os níveis, focando na gestão humanizada, combate ao assédio, e promoção de um ambiente saudável e seguro.
 
    Promoção de Bem-Estar: Incentivo a práticas como equilíbrio entre vida pessoal e profissional, alimentação saudável, atividades físicas e lazer, além de comunicação integrativa e apoio psicológico.
 
    Criação de um Ambiente Acolhedor: Garantir um ambiente de trabalho que seja seguro e acolhedor, e que estimule a interação saudável entre os colaboradores.
 
    Certificação: As empresas podem buscar a certificação de “Empresa Promotora da Saúde Mental” no Ministério da saúde; ele terá validade de dois anos. Além de ser um reconhecimento formal, pode ser utilizada para melhorar a imagem e reputação da empresa, bem como atrair e reter talentos. A implementação dessas ações exige um compromisso sério por parte das empresas, envolvendo mudanças na cultura organizacional e, em alguns casos, investimentos significativos em recursos e capacitação. Contudo, os benefícios potenciais incluem um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado, além de uma redução nos custos relacionados ao tratamento das doenças mentais.
 
Me chamo Êmene Germano, sou Psicóloga Clínica e Organizacional e atendo em todo Brasil pela modalidade On-line. Se a sua empresa quer estruturar um programa de saúde mental e não sabe por onde começar, entre em contato comigo pelo e-mail: psicologa.emene@gmail.com ou Instagram: @psicologa.emene, que posso prestar consultoria e também atendimento de apoio psicológico com pacotes especiais.
 
O que você achou dessa matéria? Escreve aqui nos comentários.
 
Tem interesse em me seguir nas redes sociais? Clica no link do meu Instagram:
 
https://www.instagram.com/psicologa.emene?igsh=OW9lNzd3MHZsZDJq
 
@psicologa.emene
Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Gilliard Gomes em Theobroma?
A Sedam deve intensificar a fiscalização sob uso de fogo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS