ATENÇÃO: Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Em 28% das escolas, uso do dispositivo por estudantes é proibido

ATENÇÃO: Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Foto: iStock

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e médio têm regras para o uso de celular pelos alunos, permitindo o uso apenas em locais e horários específicos. 
 
Em 28% das escolas, o uso é totalmente proibido, conforme a pesquisa TIC Educação 2023 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgada na última terça-feira (06).
 
A pesquisa entrevistou 3.001 gestores de escolas urbanas e rurais e revelou um aumento no controle do uso de celulares. Nas escolas com alunos mais jovens, a proibição do uso de celulares aumentou de 32% em 2020 para 43% em 2023. 
 
Nas escolas que oferecem até os anos finais do ensino fundamental, essa proibição passou de 10% para 21% no mesmo período. 
 
Apenas 8% das escolas de ensino médio proíbem o uso de celulares, de acordo com o levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
 
Além das regras sobre celulares, mais escolas estão limitando o uso de Wi-Fi pelos alunos. Em 58% das escolas com internet, o acesso ao Wi-Fi é restrito por senha, e apenas 26% permitem que os alunos usem a rede. 
 
Entre 2020 e 2023, a proporção de escolas que liberam o Wi-Fi para os alunos caiu de 35% para 26%, enquanto as que restringem o acesso aumentaram de 48% para 58%.
 
O acesso à internet nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil chegou a 92% em 2023, comparado a 82% em 2020. Nas áreas rurais, o acesso subiu de 52% para 81%, mas apenas 65% das escolas rurais disponibilizam internet aos alunos. 
 
Nas escolas do interior, a conectividade aumentou de 79% para 91%, enquanto nas capitais manteve-se em 98%. As escolas municipais e públicas também mostraram crescimento na conectividade, de 71% para 89% e de 78% para 91%, respectivamente.
 
Para além do acesso à internet, é crucial que as escolas tenham dispositivos digitais suficientes para fins pedagógicos. 
 
Nas escolas rurais, a disponibilidade de computadores aumentou de 63% em 2020 para 75%. No entanto, 42% das escolas municipais relataram não ter computadores para os alunos.
 
As escolas urbanas geralmente têm menos acesso à internet em espaços administrativos e pedagógicos. Apenas 40% das bibliotecas ou salas de estudo nas escolas pesquisadas têm conectividade, enquanto 73% das escolas estaduais e 72% das particulares possuem internet nesses espaços.
 
A conectividade nas salas de aula aumentou entre 2020 e 2023 nas escolas municipais, de 60% para 82%, e nas estaduais, de 63% para 80%, aproximando-se das escolas privadas, que tinham 88% em 2023. 
 
No entanto, a disponibilidade de laboratórios de informática com acesso à internet nas escolas municipais caiu de 25% para 22% no mesmo período. As escolas estaduais possuem 65% desses laboratórios, comparado a 42% nas escolas particulares.
 
*Com informações de Luiz Cláudio Ferreira - Agência Brasil
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS