VULNERÁVEIS: Violência s3xu4l contra crianças cresceu 64,5% em RO em 2023, diz anuário

Entre cinco estados com maiores índices de 4ssédi0, quatro são do Norte

VULNERÁVEIS: Violência s3xu4l contra crianças cresceu 64,5% em RO em 2023, diz anuário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia ocupa uma posição alarmante no ranking de estados com as maiores taxas de estupros e estupros de vulneráveis no Brasil, ficando em 2º lugar com 107,8 casos por 100 mil habitantes. 

A maioria dessas ocorrências são estupros de vulneráveis, que aumentaram 64,5% em comparação a 2022. 

Estes dados são do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Roraima lidera o ranking com uma taxa de 112,5 casos por 100 mil habitantes. Dos cinco estados com as maiores taxas de estupro e estupro de vulneráveis, quatro estão na região Norte: Roraima, Rondônia, Acre e Amapá, nesta ordem.

Porto Velho, capital de Rondônia, está em 2º lugar entre os municípios com os piores índices, registrando 113,6 vítimas por 100 mil habitantes. Sorriso, no Mato Grosso, ocupa o 1º lugar com uma taxa ligeiramente superior de 113,9 estupros por 100 mil habitantes.

O número de estupros contra adultos também aumentou em Rondônia, com um crescimento de 44% em comparação a 2022. As principais vítimas são mulheres e meninas. 

Além disso, os crimes de estupro na comunidade LGBTQIAP+ aumentaram 20% no estado em relação ao ano anterior.

No Brasil, uma pessoa é estuprada a cada seis minutos. Desde 2011, os registros cresceram 91,5%. As maiores vítimas são meninas negras de até 13 anos, com 76% dos casos sendo de estupro de vulnerável, onde a vítima tem menos de 14 anos ou não pode consentir devido a alguma incapacidade.

Denúncias

De acordo com a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), os crimes de estupro de vulnerável podem ser denunciados pessoalmente nas delegacias. Em Porto Velho, a unidade especializada está no bairro Escola de Polícia, e a Central de Registros de Ocorrências no bairro São Cristóvão. 

As denúncias também podem ser feitas por meio da Delegacia Virtual ou pelos telefones 100 e 197. Em casos de flagrante, a PM pode ser acionada pelo telefone 190. O Conselho Tutelar de cada município também é um ponto de denúncia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS